Talita Fernanda/PMC

UBSs de Caraguá promovem ações da Campanha Outubro Rosa neste sábado



Postado em: 00/00/0000


Durante todo o mês de outubro acontece o movimento mundial conhecido como "Outubro Rosa". O nome remete à cor do laço que representa a luta contra o câncer de mama. Em Caraguá, todas as Unidades Básicas de Saúde do município seguiram com ampla programação em menção ao período, que tem o dia 19 de outubro como marco do Dia Internacional Contra o Câncer de Mama.  Para reforçar estas ações, todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas neste sábado (24) das 8h às 13h para coleta de preventivos, palestras sobre a saúde da mulher, planejamento familiar, câncer de mama e colo uterino, stands com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST-Aids) e solicitação de mamografia.

As atividades voltadas à Saúde da Mulher já são realizadas nas UBS's durante todo o ano. São palestras com as mesmas temáticas que ocorrem conforme cronograma de cada UBS. Nos meses de março e outubro, o município fortalece estas ações com campanhas e palestras na sala de espera.

Estatísticas

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama provoca 450 mil mortes anualmente em todo o mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 57.120 novos casos da doença em 2015.

Atualmente, a rede Municipal de Saúde promove tratamento a 177 mulheres. Estas pacientes são acolhidas no Setor de Oncologia pela equipe responsável e, posteriormente, são encaminhadas aos serviços de psicologia e nutrição do município. Em Caraguá, no ano passado, houve cinco óbitos de mulheres vítimas de câncer.

Métodos de Prevenção

O clínico geral da Secretaria de Saúde de Caraguá, José Carlos Moscoso da Costa, alerta que quanto antes a doença for diagnosticada, mais rápido e eficaz será o tratamento. "Na fase inicial, o câncer tem acima de 90% de índices de cura, o que mostra a importância da prevenção. A mulher deve procurar examinar a si mesma, embaixo do chuveiro com água morna, tocando toda a mama", explicou.

 



Últimas Notícias