Casa Brasileira apresenta "Chá com Livros" e traz um dos criadores do Castelo Rá-Tim-Bum



Postado em: 02/10/2020


A Casa Brasileira, que fica na Rua da Praia, em São Sebastião, segue com programação on-line.  Neste sábado (3/10), a revista onl-ine "Chá com Livros", do Instituto Mpumalanga, trará um debate  sobre os conteúdos de qualidade voltados ao público infantil na TV  e nas mídias digitais.  A escritora, ilustradora e quadrinista Thais Linhares e o dramaturgo, escritor, ator e roteirista Flavio de Souza, um dos criadores do Castelo Rá-Tim-Bum, vão conversar sobre o tema com Ana David e revelar como pensam formatos inovadores que possam unir educação e entretenimento nas mídias com as quais trabalham. Tanto na TV quanto nas mídias digitais, o desafio é garantir conteúdos que associem diversão e aprendizado.

Flavio de Souza está por trás das principais produções infantis da TV Cultura.  Participou com criação e roteiro do programa Rá-Tim-Bum, dirigido por Fernando Meireles e exibido em 1990;  criou a série Mundo da Lua, exibida de 1991 a 1992, e, juntamente com o cineasta Cao Hamburguer, criou ainda o programa Castelo Rá-Tim-Bum, que teve seu primeiro episódio exibido no dia 09 de maio de 1994 e ficou no ar até dezembro de 1997. No Castelo, atuou também como roteirista e como o personagem Tíbio da dupla de gêmeos cientistas Tíbio e Perônio, que inovou ao falar de ciência com humor e linguagem acessível para as crianças. Em mídia digital,  o dramaturgo tem o  canal Flavio de Souza – Escritor no youtube, para divulgar seus livros e narrar histórias com participação de atores e figurinistas.

Thais Linhares  é Mestre em Mídias e Conteúdos Digitais pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro com o projeto HQuebradas. Publicou HQs para jovens na Heavy Metal Brasil, Grimoire e Panacea-Revista (SP).  Em 2002,  recebeu o “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil  pela obra Deuses e Monstros, com texto de Lia Neiva. Junto com o escritor Bruno Pacheco, Histórias para ver por outro lado, ganhou indicação ao Prêmio Jabuti de Ilustração  em 2006.  Na estreia como escritora em literatura infantil e juvenil,  Vovó Dragão foi escolhido para compor o PNBE 2008-Programa Nacional Biblioteca da Escola.  Entre 2007 e  2008, lançou  O Livro do Cavaleiro e O Monge e o Macaco, como autora dos textos, ilustrações e projetos gráficos.  Por seu trabalho de ilustração no livro "Não me toca seu boboca", escrito por Andrea Taubman, Thais recebeu  o  Premio Neide Castanha de Direitos Humanos/2018  para pessoas que atuam na  defesa e promoção dos direitos da criança  e do adolescente.  

Serviço: Chá com Livros |  revista online   - 03/10/2020 -  sábado |  Horário: 17h

Transmissão ao vivo – gratuito  |  www.facebook.com/institutompumalanga   



Últimas Notícias