Ilhabela divulga “Protocolo Obrigatório” para atendimento no Centro de Referência Animal



Postado em: 25/09/2020


A Secretaria de Saúde de Ilhabela divulgou os protocolos para atendimento no Centro de Referência Animal, localizado na Barra Velha. O CRA funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (exceto feriados) por ordem de chegada e utilizando sua senha retirada na recepção do centro.

As coletas de sangue, das 8h às 9h; a castração após agendamento prévio por telefone, ou presencial, dos caninos ocorre às 8h e às 13h da tarde, e dos felinos sempre às 9h. O raio-x e a ultrassonografia devem ser previamente agendados e as Cirurgias de Alta Complexidade, após avaliação clínica, triado de acordo com a patologia e as vagas disponíveis.

Para ter seu bichinho de estimação atendido no CRA, você precisa seguir os protocolos impostos pela equipe:

•           ser maior de idade;

•           Morador de Ilhabela e cadastrado no SIGS do município;

•           um acompanhante por animal, portando documento com foto.

Sobre o CRA

O CRA foi inaugurado em 2014, com atendimento exclusivo para moradores usuários do sistema de saúde, através da ementa na Lei municipal de nº 1.255/2017, que institui o Programa Permanente de Controle Populacional e Bem-Estar de Cães e Gatos. Entre os serviços oferecidos pelo estão: consultas, castração, microchipagem, exames de imagem (Raio-X e Ultrassom) e cirurgias de maior complexidade.

A unidade conta com canil, gatil, sala de imagem (Raio-x e Ultrassom), centro cirúrgico, recepção, três consultórios, sala de pré e pós-operatório. Denúncias de maus tratos e abandono, são averiguadas e os denunciados recebem orientações de um Médico (a) veterinário (a).  Além disso, o CRA conta também com o Programa Veterinário da Família, atuando na área de Saúde Pública



Últimas Notícias