Circo Navegador apresenta programação de dança neste mês de setembro



Postado em: 10/09/2020


O Espaço Cultural Circo Navegador, traz em setembro uma programação de dança com o apoio do PROAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A programação é baseada nas pesquisas de danças nas suas variadas formas e apresenta um espetáculo e seis entrevistas com bailarinas e coreógrafas. Todas as ações serão transmitidas ao vivo pelo YouTube e Facebook.

Nesta sexta-feira (11), às 20 horas, o NIC - Núcleo Improvisação em Contato apresentará o espetáculo: “A vida como ela é”, que será dançado na casa dos artistas Dresler Aguilera e Ricardo Neves e seguido de debate, com a audiência do YouTube e Facebook, sobre o processo criativo.

Na segunda-feira (14), às 19 horas a entrevista é com a dançarina contemporânea brasileira e arte-educadora Deise Miranda, que trará a pesquisa de mais de 20 anos sobre as manifestações da cultura popular brasileira e a dança contemporânea.

As atividades presenciais do espaço cultural estão suspensas em razão da pandemia de Covid-19, mas as experiências digitais têm trazido uma grande interação.

 Desde abril, a programação é transmitida ao vivo pela página do Facebook e canal YouTube do Circo Navegador e o resultado tem sido muito positivo.

Espetáculo de dança "A vida como ela é"

Uma mulher e um homem trancados em um apartamento. Espaço claustrofóbico, isolamento social e sensorial. O apartamento é o mundo deles.

Um duo que vive experiências físicas dos ruídos próprios da comunicação e o conflito intrínseco na relação entre corpos marcados pelas diferenças - seja por aspectos físicos, emocionais ou sociais. 

NIC

O NIC - Núcleo Improvisação em Contato e formado pelo dançarino e ator Ricardo Neves e a dançarina Dresler Aguilera. Ambos dedicam suas pesquisas ao Contato Improvisação, que é uma forma de dança contemporânea onde os movimentos pesquisados lidam com a inércia, o momentum, o desequilíbrio e o inesperado podendo ir de um alto nível aeróbico a uma quietude física. O NIC já recebeu diversos prêmios e organiza os encontros de Contato Improvisação de São Paulo e Ilhabela.

Deise Miranda

É dançarina contemporânea-brasileira e arte-educadora graduada em Dança e Movimento pela Universidade Anhembi Morumbi e em Pedagogia pela USP. Pesquisa as manifestações da cultura popular brasileira há 20 anos, e há cerca de 15 anos pesquisa dança contemporânea com grande aprofundamento em Improvisação e Contato-Improvisação. Atuou como dançarina, percussionista e atriz em diferentes grupos artísticos de São Paulo.

Atualmente desenvolve trabalho artístico com o “Grupo Alma de Maré” de Bertioga onde se dedica a pesquisar e criar espetáculos de ritmos e danças acerca do universo da cultura popular brasileira e afro-brasileira, por meio das diferentes linguagens artísticas pesquisadas pelos seus integrantes: Música, Dança, Teatro e Literatura. Em São Sebastião atuou também como artista-orientadora de Dança nas Oficinas Culturais e atualmente é professora de Artes - Fundamental I na prefeitura da cidade.

Campanha de financiamento coletivo

O setor artístico e cultural foi o primeiro a interromper e provavelmente será um dos últimos a retornar totalmente suas atividades. Por isso, o Circo Navegador pede ajuda para manter o Espaço Cultural Circo Navegador, com contribuições entre R$ 10,00 e R$100,00 na campanha de financiamento coletivo https://apoia.se/circonavegador. Os apoiadores recebem recompensas exclusivas online ou ingressos para as atividades presenciais quando retornarmos.

Serviço

Sexta-feira (11/09) - 20h - Espetáculo de dança “A vida como ela é” com Ricardo Neves e Dresler Aguilera do NIC - Núcleo Improvisação em Contato

Local: online no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook

Segunda (14/09) - 19h - Danças entrevista com Deise Miranda

Online no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook



Últimas Notícias