Associação Acalento retoma as atividades de forma gradual em Caraguá



Postado em: 09/09/2020


A Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano – Acalento de Caraguatatuba, que atende pessoas com deficiência no espaço localizado no Porto Novo, zona sul de Caraguatatuba, retomou na terça-feira (8/9), os atendimentos presenciais de forma gradual, seguindo todas as medidas de prevenção recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade é conhecida principalmente pelo trabalho de equoterapia.

Desde o início da pandemia da Covid-19, com a suspensão das atividades, os pacientes da instituição receberam todo acompanhamento de maneira remota por meio do teleatendimento. Agora, todos os serviços oferecidos no espaço serão retomados gradativamente e adaptados para que nenhum paciente seja prejudicado.

A higienização dos espaços foi intensificada no pré e pós-atendimento; o intervalo entre os atendimentos foram aumentados para a higienização; a temperatura de todos os usuários é medida na entrada do local; e só pode ter um acompanhante por paciente.

O retorno dos atendimentos presenciais foi uma solicitação das famílias e assegurada pela Vigilância Sanitária do município e Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).  Atualmente a instituição auxilia 240 usuários e familiares com todo suporte, sendo 130, feitos através de parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, pelo convênio com a Sepedi.

No espaço são oferecidos serviços nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, pedagogia, educação física, equoterapia, pediasuit e comunicação alternativa. Todos foram adaptados para o atendimento remoto, tanto na parte de reabilitação ou na área social, com oferta de benefícios, para aquelas famílias em situação de vulnerabilidade social.

A Acalento é uma associação que atende e apoia pessoas com deficiência e seus familiares, com tratamento de habilitação e reabilitação, por meio de atendimentos ambulatoriais e equoterápicos. Fica na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, 6.980, Porto Novo, e o telefone é o (12) 3887 9043.



Últimas Notícias