Postado em: 01/09/2020
A Secretaria Municipal de Saúde criou no início da pandemia o programa “Alô Saúde Ilhabela”, serviço de atendimento à população via telefone e aplicativo de mensagens, que vem fornecendo informações, orientações e telemonitoramento dos casos de síndrome gripal, voltados principalmente para o novo Coronavírus. Até o momento, conforme o balanço divulgado, foram mais de 8,1 mil atendimentos.
O telefone disponível para ligação é o 3896-9222, e para as mensagens são: 12 991680733, 12 99637-7244, 12 99743-6313, 12 997133141 e 12 991466417. Nos últimos dois meses (julho e agosto, a demanda deste serviço subiu mais de 40%, sendo que no primeiro mês de trabalho (março) foram 316 pessoas atendidas através de ligações e mensagens. No total do mês de agosto, este número alcançou o número de 3.557 teleatendimentos.
Ao se comunicar com o serviço, o usuário receberá orientações e esclarecimentos com os profissionais da área da Saúde (médicos, enfermeiros, dentistas e outras categorias de profissionais da saúde). O novo canal de comunicação tem promovido à diminuição da procura presencial pelos serviços de saúde e uma maior agilidade dos direcionamentos de saúde voltados para a pandemia da COVID-19.
O “Alô Saúde Ilhabela” funciona diariamente, incluindo fins de semana e feriados, das 8h às 17h.