Divulgação/Concessionária Tamoios

Tamoios recebe nova premiação pela obra de duplicação do trecho de serra



Postado em: 27/08/2020


A Concessionária Tamoios ganhou “Prêmio INOVAINFRA” pelos trabalhos de construção de um dos viadutos da obra de duplicação do trecho de serra. É a primeira vez no Brasil que um viaduto está sendo construído de cima para baixo, sem caminhos de serviço e preservando a vegetação, com a utilização do "cable-crane".

 A descrição do chamado Teleférico de Carga foi publicada na Revista O Empreiteiro nº 579 – março/abril 2020.

O Prêmio INOVAINFRA 2020 recebeu mais de 90 projetos, enviados por empresas de engenharia e concessionárias de serviços de Infraestrutura. O júri do prêmio é formado por representantes de entidades do setor de engenharia e construção: Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj), Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo (Sinicesp), Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), Associação Brasileira de Construção Metálica (Abcem) e o consultor engenheiro Sergio Palazzo.

A obra está com 78% de avanço e prazo de conclusão previsto para fevereiro de 2022, com investimento de R$ 2,8 bilhões. A extensão total do novo traçado para a duplicação da serra da Rodovia dos Tamoios é de 21,5 km, constituído por um trecho de cerca de 4 km paralelo à pista existente e mais 17,5 km de trecho novo.

No total, serão 12,8 km em túneis, 2,6 km em viadutos e pontes e 6,1 km em terraplenagem.

Os vídeos que mostram a construção e funcionamento do “Cable-Crane”, além da simulação da obra já concluída podem ser vistos no site da Tamoios pelo link: http://concessionariatamoios.com.br/videos/categoria/2

O projeto da nova serra da Tamoios foi apresentado, na última quarta-feira (26), em um webinar promovido pela Revista O Empreiteiro. 



Últimas Notícias