Escola de Ilhabela homenageia fotógrafo Ronald Kraag em concurso de fotografia “Olhares na Pandemia”



Postado em: 20/08/2020


A Escola Municipal "Sebastião Leite", localizada na região sul de Ilhabela, promove a 6ª etapa do I Concurso Interno de Fotografia “Olhares na Pandemia”, que tem como tema “Fotos que tirei um dia da minha bela ilha”. O concurso visa usar a fotografia como meio de expressão intelectual, artística e identificar a percepção que a comunidade tem sobre a vida cotidiana neste momento, e ainda prestar homenagem ao Dia Internacional da Fotografia e ao conhecido fotógrafo da cidade Ronald Kraag.

“Falar de Ilhabela, de amorosidade, de estar junto, do nosso olhar sobre o cotidiano e fotografia é falar também de Ronald Kraag, fotógrafo profissional e documentarista, residente em Ilhabela, que há mais de duas décadas de maneira voluntária e sempre simpática, vem emprestando seu olhar experiente no registro do nosso dia a dia e seus personagens. Para nós, da Escola Municipal Sebastião Leite, Ronald Kraag é o exemplar representante de como usar sensivelmente o registro fotográfico para expressar artisticamente a vida cotidiana. Por isso, a nossa homenagem”, declarou a diretora da escola, Conceição Dias. Kraag registra os principais acontecimentos da cidade, sempre de forma voluntária, além de ser colaborador da Marinha do Brasil no registro de imagens. 

As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail: olharesnapandemia@gmail.com e deve conter as seguintes informações: nome do autor da fotografia (apenas moradores ou professores que lecionem no município), título ou legenda, categoria que estará concorrendo e telefone para contato. Além disso, deverão estar anexados os seguintes documentos: fotografia que concorrerá, uma foto do documento de identidade e uma foto do comprovante de residência. Caso a criança participante ainda não tenha documento de identidade, é permitido o envio da certidão de nascimento ou RA (Registro do Aluno). As inscrições serão realizadas até o dia 24/08, às 23:59.

Poderão ser enviadas somente fotos digitais.  O concurso abrange fotografias coloridas e em preto e branco.  Cada fotografia deverá ser enviada no formato JPG e nomeados com as seguintes informações: nome do participante; título para a foto. Ex: José_Eduardo_semana_rainbow.jpeg

Os critérios de avaliação das fotografias são:  originalidade e criatividade na abordagem; sensibilidade e adequação ao tema proposto. Cada inscrito poderá participar com apenas 1 fotografia. Não serão aceitas fotografias cujo teor da imagem seja político partidário.

As imagens serão avaliadas e selecionadas por um júri nomeado pela Escola Municipal Sebastião Leite da Silva”. O resultado decorrente da avaliação da comissão organizadora será soberano e irrevogável, não cabendo recurso e dividido nos seguintes seguimentos:

Aclamação popular

Todas as fotos que tiverem sua inscrição aceita pela comissão, passarão por votação popular em rede social (Instagram). A identidade dos autores das imagens será mantida em anonimato quando postadas na página do Instagram para votação popular. Cada “like”, nas postagens oficiais das fotos contabilizará um voto. O período da votação popular será do dia 3 de setembro ao dia 9 de setembro. A fotografia mais votada, sendo ela de qualquer categoria, receberá o prêmio de aclamação popular. 

Júri de avaliação técnica 

Esta comissão será composta por fotógrafos profissionais, servidores da Secretaria Municipal de Educação e convidados externos, todos com experiência técnica e acadêmica na produção fotográfica, que observará os seguintes critérios: originalidade e criatividade na abordagem; sensibilidade e adequação ao tema proposto.  As três fotos mais votadas de cada categoria serão as ganhadoras.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas.  O primeiro colocado de cada categoria receberá um prêmio simbólico surpresa. Os prêmios serão entregues na unidade escolar Sebastião Leite da Silva, no bairro do Bexiga, em dia e horário combinados entre os ganhadores e a equipe gestora da escola.



Últimas Notícias