Beto Silva/Divulgação

Motoristas da Ecobus suspendem greve após pagamento dos salários



Postado em: 11/08/2020


A greve dos funcionários da Ecobus, concessionária do transporte coletivo em São Sebastião, foi encerrada na tarde desta terça-feira (11), após o pagamento integral dos salários, que deveria ter ocorrido no último dia 7. A paralisação teve início nesta madrugada, com a adesão de 100% da categoria.

No decorrer da manhã, foi mantido o percentual de 50% dos carros em circulação, conforme determinação da Justiça. Após o pagamento, houve o retorno de 100% dos trabalhadores a partir do turno da tarde.

Francisco Israel, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Urbanos, Cargas e Anexos do Litoral Norte, disse que os funcionários não haviam recebido o salário de julho, que deveria ser pago até o dia 7 de agosto. “Os trabalhadores receberam apenas 30% do vale-refeição. Isso causou uma revolta muito grande”.

O sindicalista afirmou que os motoristas não queriam cumprir o que determinou a justiça, de circulação de 70% da frota nos horários de pico e 50% nos demais períodos. “Não tivemos como manter isso. Os trabalhadores afirmam que só retornam após o pagamento. Não dá pra ficar como está. Alguma coisa precisa ser feita”.

Os atrasos no pagamento dos salários têm sido recorrentes e as paralisações ocorrem quase que mensalmente.

Risco de acidente

Francisco Israel ressalta também a questão de manutenção dos ônibus e os constantes riscos de acidentes. Na tarde desta segunda-feira (10), um ônibus desceu a parte final do serra de Boiçucanga sem freios. A perícia do motorista impediu que ocorresse um acidente de maiores consequências.

Prefeitura x Ecobus

A Prefeitura de São Sebastião comunica que está com todos os repasses financeiros em dia com a empresa de transporte coletivo Ecobus. Portanto, a greve dos motoristas de ônibus, deflagrada nesta terça-feira, é de responsabilidade da empresa, que não está cumprindo com o pagamento de sua folha salarial. A prefeitura informa, ainda, que, com aval do Tribunal de Contas do Estado, já iniciou o processo para a substituição da empresa concessionária de transporte coletivo no município.

Por outro lado, a Ecobus afirmou, em uma rede social, que "ao contrário do que noticiado pela Prefeitura de São Sebastião, a empresa é credora de serviços prestados e não pagos". Foram apresentadas cinco notas fiscais que estariam em aberto, totalizando R$ 282.953,70. Os valores seriam referentes a quatro meses de transporte do pessoal da Saúde e vale transporte para a Sepedi (Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso).



Últimas Notícias