Divulgação/PMC

Caraguatatuba promove Consulta Pública sobre aulas presenciais até dia 21 de agosto



Postado em: 13/08/2020


O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, acompanhado da secretária de Educação, Márcia Paiva, e do Supervisor de Ensino, Rodolfo Souza, fez uma live no Facebook para esclarecer pais, professores, profissionais e a comunidade envolvida no ambiente escolar sobre o retorno às atividades presenciais.

O prefeito Aguilar Junior iniciou a transmissão enfatizando que não há data definida para o retorno às aulas presenciais no município. A administração pública está avaliando o cenário municipal, listando as condições necessárias para garantir todos os cuidados numa possível volta às aulas presenciais.

Esse trabalho está sendo realizado pelo Comitê de Retomada, com a participação de diversos segmentos e representantes das Secretarias de Saúde e Assuntos Jurídicos. O objetivo deste comitê é a definição de protocolos e a elaboração de um documento oficial que norteará as ações no momento da retomada, garantindo a segurança física, biológica e a saúde dos alunos e de todos os profissionais da educação.

O supervisor de ensino Rodolfo Souza acompanha de perto o trabalho do Comitê. Ele conta que o grupo de representantes trabalha com documentos oficiais, como o Plano São Paulo, Procedimentos de Biossegurança da Fiocruz, materiais da UNDIME e que todos estão unidos num mesmo objetivo: a segurança.

Com o intuito de ouvir a opinião de pais, responsáveis, comunidade e profissionais da área, o município abriu na terça-feira (11) uma Consulta Pública para que todos possam opinar sobre o retorno das aulas presenciais.

Em menos 24 horas, mais de 1.838 questionários foram respondidos, apontando que 93% das famílias estão realizando acompanhamento das atividades remotas com os alunos.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou o quanto esse número é positivo. “Sempre ressaltamos a importância da participação da família na vida escolar de seus filhos. Continuem contribuindo na realização das atividades. É de suma importância a participação dos pais, com um retorno sobre o envolvimento das crianças no ensino remoto, até mesmo para que a necessidade de reforço seja identificada quando do retorno presencial”, disse.

Outro dado relevante demonstra que 90% dos que responderam ao questionário consideram que as aulas presenciais não deveriam retornar este ano. A Consulta Pública segue até dia 21 de agosto. O acesso pode ser feito no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2020/08/prefeitura-de-caraguatatuba-abre-consulta-publica-sobre-as-aulas-presenciais/

O prefeito Aguilar Junior falou também sobre a necessidade do acolhimento dos alunos e das famílias. “É importante entendermos o impacto de toda essa mudança na vida das crianças e como elas passarão por esse período”, disse.

A secretária Márcia Paiva informou, ainda, que as famílias que não possuem acesso à internet poderão responder à Consulta Pública na unidade escolar de referência quando forem retirar as atividades impressas.

A saúde emocional dos professores e funcionários também está em pauta e será trabalhada nos HTPCs nos meses de setembro e outubro com a participação de psicólogos da rede.

Um recesso de uma semana está sendo avaliado para o mês de outubro, pensando no descanso dos profissionais que tiveram que se reinventar para dar continuidade ao ano letivo de forma remota.



Últimas Notícias