Instituto Argonauta registra imagem de "tubarão-baleia" no Litoral Norte



Postado em: 31/07/2020


A equipe do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha avistou nesta semana um tubarão-baleia (Rhincodon typus) de cerca de 10m de comprimento, em Ilhabela, o que rendeu boas imagens subaquáticas. O avistamento foi próximo a ilha da Serraria. 

O tubarão-baleia representa a maior espécie de peixe do mundo. Ao contrário da maioria das espécies, o tubarão-baleia atua como um filtrador, alimentando-se de plâncton e pequenos peixes como anchovas e sardinhas. De tamanho notável (pode alcançar até 12 m de comprimento e peso de 12,5 toneladas) e aparência semelhante à de uma baleia, o tubarão-baleia caracteriza-se por uma cabeça achatada e boca grande, cuja abertura pode atingir até 1,5 m, quase a largura total de seu corpo.

O animal é extremamente dócil e inteligente e não representam perigo para os seres humanos. Segundo a bióloga Carla Beatriz Barbosa, o registro de tubarão-baleia aqui na região é um fato importante, pois ainda existem poucas informações relacionadas a aspectos ecológicos e biológicos deste animal em todo o mundo.

Confira o vídeo com as imagens clicando no link a seguir: https://www.flickr.com/photos/156491273@N02/50170226052/ . A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, o tubarão-baleia tem um status em perigo ou, em inglês, endangered (EN): quando a melhor evidência disponível indica que uma espécie provavelmente será extinta num futuro próximo. Este é o segundo estado de conservação mais grave para as espécies na natureza. 3.219 animais e 3.009 plantas estão ameaçadas de extinção em todo o mundo, de acordo com informações do portal ((o))eco.

"Saídas como esta são extremamente importantes para a divulgação do trabalho da instituição, bem como pelo registro e divulgação da importância da preservação do litoral norte paulista que possui uma rica biodiversidade", comenta o oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta Hugo Gallo Neto.

É importante ressaltar que no Brasil, a espécie não tem importância comercial e a captura e desembarque são proibidos por lei (anexo I da Instrução Normativa nº05 do Ministério do Meio ambiente - MMA, 2004). O terceiro artigo da Instrução Normativa detalha que as espécies do Anexo I, no qual está inserido o tubarão-baleia, "estão proibidas de serem capturadas, exceto para fins científicos, mediante autorização especial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)".

Seja um Argonauta!

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833.4863 - 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário de Ubatuba)/ (12) 3833.5753/ (12) 99705.6506 e (12) 99785.3615 - WhatsApp. Também é possível baixar gratuitamente o Aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes.

A base do Instituto está situada na Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP - CEP 11680-000. Conheça o trabalho em: www.institutoargonauta.orgwww.facebook.com/InstitutoArgonauta/ e Instagram: @institutoargonauta



Últimas Notícias