Radar Litoral

Câmara de São Sebastião anuncia reforma de prédio histórico; após recesso, sessões continuam via internet



Postado em: 30/07/2020


A Câmara de São Sebastião iniciará, na próxima segunda-feira (3/8), a reforma do prédio histórico localizado no Centro, onde funcionam o plenário, secretaria parlamentar e gabinete da presidência. A obra tem previsão de quatro meses e será executada pela empresa FMC Construção Eirelli, vencedora da licitação, com investimento é de R$ 517.284,53. Tanto a secretaria parlamentar quanto o gabinete da presidência funcionarão durante o período de obra em um prédio alugado na região central. Após o recesso parlamentar, as sessões seguem via internet devido à pandemia do Covid-19.

Na última quarta-feira (29/7), o Radar Litoral recebeu imagens da retirada de móveis, que começaram a ser levados para o prédio alugado na Rua Três Bandeirantes, no Centro. O prédio histórico é do século 17 e está localizado em frente à Igreja Matriz.

Segundo a Câmara, o processo da obra teve início em 2017, quando o Tribunal de Contas apontou o mau estado de conservação do prédio, com problemas elétricos, infiltrações no telhado e diversos pontos de umidade e manchas nas paredes causadas por fungos.  No mesmo ano, em outubro, atendendo à solicitação da presidência, foi elaborado um projeto de reforma em conjunto com a Prefeitura, com a participação da diretora de Urbanismo e Patrimônio Histórico, Isabela Galvez, e da arquiteta Fernanda Palumbo. 

De acordo com o diretor administrativo da Câmara, Célio Moreira, após aprovação do projeto pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), e do Departamento de Obras do município, a Câmara abriu processo de licitação para contratação da empresa que fará a reforma. A licitação foi feita na modalidade tomada de preço e contou com a participação de oito empresas. 

Para o presidente da Câmara, Teimoso Campos, a obra de reforma do prédio além de zelar pelo patrimônio, visa preservar a história do município. “Não podemos mais adiar esta reforma, pois estamos colocando vidas em risco, tanto do povo que frequenta a Casa de Leis como dos funcionários públicos que estão trabalhando em ambiente insalubre”, disse o presidente do Legislativo.

Durante o período de reforma, o gabinete do presidente e a secretária parlamentar estarão funcionando no prédio localizado na Rua Três Bandeirantes, nº 136, no Centro. As sessões de Câmara retornarão no próximo mês, no entanto, devido à pandemia do Covid- 19 continuarão a ser transmitidas ao vivo pela internet.



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