Defesa Civil de São Sebastião inicia operações de estação meteorológica instalada na Costa Sul



Postado em: 21/07/2020


A Prefeitura de São Sebastião iniciou, na última sexta-feira (17/7), as operações de uma estação meteorológica instalada no bairro Boiçucanga, na Costa Sul. O equipamento faz parte do projeto piloto de prevenção a desastres naturais, desenvolvido pela Defesa Civil. 

Segundo a prefeitura, esta é a primeira estação meteorológica da região. O motivo para a localização é baseado no histórico de ocorrências, devido a rajadas de ventos e chuvas. Agora, a Defesa Civil poderá acompanhar em tempo real os índices de chuvas e ventos, e sua previsão, com o objetivo de prevenção de ocorrências que possam colocar em risco a vida e o patrimônio.

O coordenador de Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo dos Santos, destaca que será possível previsão de frentes frias, tempestades de descarga elétricas, velocidade de ventos em tempo real. Além de poder estimar a precipitação de chuvas em tempo real. “Isso tudo monitorado via celular. Com certeza estaremos um passo à frente dos riscos meteorológicos”, considerou Ricardo.

A estação meteorológica faz a aferição de diversos parâmetros, como: temperatura, chuva, vento, rajadas de vento, umidade do ar, radiação UV, ponto de orvalho e pressão atmosférica. O equipamento é uma doação da Arc Comércio Const. e Administração de Serviços Ltda, empresa responsável pelo sistema de monitoramento no município.



Últimas Notícias