Corpo de Bombeiros

Tempo seco favorece ocorrências de queimadas; Corpo de Bombeiros faz alerta



Postado em: 12/07/2020


A chegada do inverno e o clima seco favorecem ocorrências de queimadas na região. O Corpo de Bombeiros faz um alerta para evitar os incêndios florestais.

Moradores do entorno das áreas de mata não devem colocar fogo em mato. Uma simples bituca de cigarro jogada na beira da rodovia pode provocar uma queimada de grandes proporções.

Na última sexta-feira (10/7), os bombeiros controlaram uma queimada em uma área de 200m por 300m, no Morro do Abrigo, região do Bairro de São Francisco, em São Sebastião. Foram mais de duas horas de operação com o auto-bomba, três bombeiros e 5 mil litros de água utilizados.

As queimadas são proibidas na região. Em Ilhabela, a prefeitura lançou uma campanha no ano passado sobre queimada urbana, uma prática primitiva, comum entre moradores de diversas cidades, que consiste em atear fogo no lixo, terrenos baldios, restos de poda e roçagem. Essa iniciativa ocasiona diversos malefícios ao meio ambiente, entre eles, matar espécies da fauna e da flora e gerar problemas de saúde nos animais.

Além disso, a queima de detritos sólidos emite gases tóxicos que podem causar problemas respiratórios e irritação nos olhos. Para prevenir as queimadas, a Secretaria de Meio Ambiente orienta: descartar corretamente os resíduos inflamáveis, manter o terreno sempre limpo, armazenar as podas em sacos plásticos, evitar a queima de lixo em quintais e não jogar bitucas de cigarro no chão. Caso presencie alguma queimada, a pasta responsável orienta que você se afaste das chamas e acione o Corpo de Bombeiros 193.

Na fim da tarde deste domingo (12/7), o Corpo de Bombeiros atendeu nova ocorrência de fogo em mata, novamente na região do Morro do Abrigo, em São Sebastião. Duas equipes foram deslocadas para o local e o fogo controlado. 

*matéria atualizada às 18h40 de domingo (12/7)



Últimas Notícias