Radar Litoral

"Ciclone Bomba" que castigou sul do país perde intensidade, mas causa transtornos no LN



Postado em: 30/06/2020


Conforme previsão divulgada pela Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), a passagem de uma frente fria provocou ventos de direção noroeste a sudoeste, com intensidade de até 88 km/h (47 nós) no Litoral Norte Paulista, durante a noite de terça-feira (30/6). Esses ventos geraram agitação marítima com ondas, em alto-mar, de direção sudoeste a sudeste, entre 3 e 4,5 metros de altura, e paralisaram a travessia São Sebastião-Ilhabela por cerca de duas horas. Uma árvore caiu na serra de Boiçucanga e interrompeu o tráfego até o início da madrugada desta quarta (1/7).

No litoral catarinense, os ventos passaram de 150km/h provocaram estragos no litoral catarinense. Três pessoas morreram em Santa Catarina. 

A Defesa Civil de São Sebastião também emitiu alerta sobre a previsão de vento entre 30 de junho e 1 de julho na cidade. No Litoral Sul Paulista, na cidade de Peruíbe, três barcos afundaram. 

O chamado "Ciclone Bomba" é um ciclone extratropical comum nesta época do ano, porém, mais intenso. O fenômeno acontece quando há queda de pressão atmosférica em uma velocidade rápida.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico  https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo. Nesta terça-feira (30/6), o vento forte já provocou estragos no litoral catarinense. 

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR). Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicitase ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

 



Últimas Notícias