Secretária de Saúde de Ilhabela realiza inquérito epidemiológico no município



Postado em: 29/06/2020


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, informou que, para estabelecer a situação epidemiológica da Covid-19 no município, vai realizar um inquérito epidemiológico na população. O levantamento consiste na realização de exames de teste rápido (detecção de anticorpos), numa amostra da população com significância estatística (intervalo de confiança de 95%), que estabelecerá a prevalência de anticorpos contra o SARS-CoV-2, vírus responsável pela COVID-19 na cidade.

O inquérito é capaz de estabelecer qual parcela da população já teve contato prévio com o vírus.

A intervenção será nesta terça e quarta-feira (30/6 e 1/7) com 101 moradores selecionados de forma aleatória, respeitando na amostra a proporcionalidade da população de cada bairro. A randomização foi feita através do banco de dados dos usuários do sistema de saúde do município.

O objetivo do inquérito é fazer um mapeamento mais preciso da progressão do vírus na cidade. Inclusive servindo de base para inquéritos futuros, através dos quais possamos fazer a comparação dos resultados. Com isso, de acordo com a Prefeitura, será possível ter uma noção fidedigna da dispersão do vírus, podendo nortear as ações do município no que diz respeito ao controle da doença, como medidas de isolamento social e ações no sistema de saúde.

O trabalho será feito pelos profissionais da saúde que atuam nas oito Unidades de Saúde da Família de Ilhabela. Após consentimento esclarecido, o cidadão selecionado será submetido a uma breve entrevista sobre sinais, sintomas e antecedentes, e posteriormente terá amostra de sangue coletada para ser feito o teste rápido de anticorpos (modelo Medteste Coronavírus 2019-nCoV IgG/IgM). Os resultados individuais de cada teste serão passados de forma sigilosa somente ao participante que se submeteu ao teste.

A Prefeitura informa ainda que em caso de positividade do teste não significa necessariamente que a pessoa esteja infectada com o vírus naquele momento, mas sim que já teve contato com ele .

Para que a pesquisa epidemiológico alcance os resultados desejados, a Secretaria da Saúde conta com o apoio de toda a população, recebendo as equipes de saúde e colaborando com a entrevista e a coleta da amostra.

A contribuição da população na pesquisa é imprescindível para seu sucesso

Assim que os dados forem consolidados e tabelados serão divulgados como medida transparente e efetiva para o controle local da pandemia pelo coronavírus.



Últimas Notícias