Radar Litoral

Diocese autoriza volta das missas presenciais a partir deste domingo; retorno será definido pelas paróquias



Postado em: 26/06/2020


As Igrejas Católicas do Litoral Norte podem voltar com as missas presenciais a partir deste domingo (28/6), após autorização da Diocese de Caraguatatuba. As missas estão suspensas desde o início da quarentena, na segunda quinzena de março. Cada paróquia definirá a melhor data de retorno.

Contudo, os fiéis deverão cumprir uma série de medidas de segurança, especialmente o distanciamento. Os bancos das igrejas estarão com sinalização. Os fiéis deverão confirmar presença nas missas antecipadamente em suas paróquias. 

Além disso, as igrejas vão disponibilizar álcool gel para higienização. A comunhão será dada individualmente aos fíéis, que permanecerão em seus bancos. O ofertório passa a ser realizado ao final das celebrações. "Retornemos sem pressa, sem aglomeração, sem tumulto. Distanciamento nos bancos, número reduzido e higienização", salientou o bispo Dom José Carlos Chacorowski. 

Ele ressaltou que os dias de semana também serão realizadas missas e que estas devem ter a prioridade para os idosos. "Não podemos brincar com a saúde, com a vida, e lentamente nos iremos nos adaptando aos novos tempos que o Senhor nos concede".

Dom José Carlos deixou a cargo de cada pároco a decisão do retorno das missas, considerando a realidade de cada região. O Santuário de Santo Antônio, no Centro de Caraguá, por exemplo, já terá missas neste domingo (28/6).

Em São Sebastião, tanto a Paróquia São Sebastião (Igreja Matriz), que tem como pároco o padre Alessandro Coelho, quanto a Paróquia Santa Rosa de Lima, da Costa Norte da cidade, com o pároco Márcio Fraga, decidiram por não retomar as missas presenciais. As celebrações seguem via internet. Isto também ficou definido nas paróquias Nossa Senhora do Amparo (Bairro de São Francisco) e São José (Topolândia). 

Já em Caraguá, tanto o Santuário de Santo Antonio, no Centro, quanto a Catedral Divino Espírito Santo, no Indaiá, já retornam neste domingo com as missas presenciais. As pessoas devem ligar nas secretarias das igrejas para confirmar a presença, já que haverá um limite por missa. 

 



Últimas Notícias