Divulgação

Assinatura do plano de manejo para Área de Preservação Ambiental de Barra do Sahy marca Dia do Meio Ambiente em São Sebastião



Postado em: 03/06/2020


O prefeito Felipe Augusto assina, nesta sexta-feira (5), o decreto do plano de manejo da Área de Preservação Ambiental (APA) Baleia Sahy, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Neste documento é estabelecido o zoneamento e quais as normas que devem nortear o uso da área, incluindo como deve ser feito o controle dos recursos naturais e a implantação de estruturas físicas necessárias para a gestão da APA de forma interativa, com o planejamento e a gestão municipal.

Para o prefeito, este é um passo importante para a proteção de um remanescente florestal da Mata Atlântica, localizado em uma das praias mais nobres e valorizadas da Costa Sul de São Sebastião. 

“A APA Municipal tem um papel relevante e fundamental em relação à preservação ambiental, ordenamento territorial da Costa Sul e geração de renda sustentável. O que é de extrema importância para São Sebastião. Esse é um exemplo de união da prefeitura e a comunidade para o desenvolvimento ordenado do município”, ressaltou Felipe Augusto.

O plano de manejo é um documento técnico fundamentado nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação esegue critérios e normas do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

Sociedade Civil

Desde a criação da unidade de conservação, o Instituto Conservação Costeira (ICC), entidade ambientalista atua em parceria com o Governo Municipal na gestão da área. 

Esse modelo de administração da área é acompanhado por um Conselho Gestor formado paritariamente de membros do Poder Público e da sociedade civil que atua na região. 

A advogada Fernanda Carbonelli presidente do ICC considera a realização de um sonho. “Nossa APA é de uso sustentável e tem como um dos pilares a melhoria da qualidade de vida da população que reside no entorno. A comunidade esteve envolvida em todo o projeto de construção do plano de manejo para São Sebastião ter hoje, na comemoração da Semana do Meio Ambiente, este plano promulgado, o que é um marco ambiental histórico para a cidade”, destacou Fernanda. 

A APA Baleia Sahy é uma Unidade de Conservação Municipal criada em 2013 em área que se estende entre as praias da Baleia e Barra do Sahy. São mais de 87 espécies da fauna nativa da Mata Atlântica protegidas no local. 


SERVIÇO: 
Evento: Assinatura do Plano de Manejo da APA Baleia Sahy 
Data: 5/6/2020.
Horário: 10h.
Local: Instituto Verdescola. 



Últimas Notícias