Divulgação/PMC

Sem a cerimônia "Barcos ao Mar", pesca do camarão é retomada em Caraguá



Postado em: 02/06/2020


Este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, não houve a tradicional procissão com as imagens de São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes, com a cerimônia “Barcos ao Mar”, no Camaroeiro, em Caraguatatuba, que marca o fim do defeso e início da pesca do camarão.

Mas cerca de 10 barcos de pesca do crustáceo já saíram para o mar na segunda-feira (1º), após três meses de defeso.

Pescador há 35 anos, Carlos Rodrigues do Nascimento, o Guri, 55 anos, tem duas embarcações devidamente documentadas, uma para a pesca do camarão rosa e a outra para o sete barbas e o branco.

“Este ano contratei seis pescadores de Itajaí (SC). Apesar da crise por conta da pandemia, estou apostando nas vendas para outras cidades e direto para o cliente, além do Entreposto do Camaroeiro”, disse.

O presidente da Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, Nilo Rolim do Amaral, o Cabeça, disse que a entidade possui 33 associados, sendo 10 direcionados à pesca do camarão, e se mostra preocupado com as vendas por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Grande parte dos nossos clientes é turista de fim de semana e também os quiosques. Por causa da pandemia e do isolamento social a cidade está bem vazia. Notamos que a circulação no entreposto caiu cerca de 70% desde que a doença chegou ao País. Vamos aguardar esse primeiro final de semana para avaliar as vendas”, declarou.

Os principais pontos de venda do camarão são os entrepostos do Camaroeiro e do Porto Novo, também funcionando normalmente para comercialização de pescados o entreposto da Cocanha, direcionado para mariscos e peixes.

Festival do Camarão

 A presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Silmara Mattiazzo, lamentou o cancelamento da cerimônia “Barcos ao Mar”.

“É uma festa muito bonita organizada com todo carinho pela Fundacc. A pandemia realmente atrapalhou todo o calendário de eventos do município, este ano”, afirmou.

A presidente acrescentou que estuda juntamente com representantes da Secretaria de Turismo, Urbanismo e de Assuntos Jurídicos o adiamento do Festival do Camarão, que seria em julho. “Ainda não temos uma posição. Estamos avaliando algumas possibilidades”



Últimas Notícias