Valéria Borges/PMSS

Procissões, missas e festas marcam Dia da Padroeira do Brasil na região



Postado em: 13/10/2015


Procissões, missas e festas marcaram as comemorações de Nossa Senhora Aparecida -  Padroeira do Brasil no Litoral Norte. Em São Sebastião, a celebração especial em homenagem à Nossa Senhora Aparecida foi realizada no início da noite de segunda-feira (12/10), em Barequeçaba, reunindo a comunidade e devotos.

A festa contou com o apoio da Prefeitura e teve início na sexta-feira (9), com barracas de alimentação e terminou no dia da Padroeira do Brasil, 12 de outubro, quando os padres Elimar de Azevedo e Antônio Maria Lopes Chagas conduziram uma celebração especialmente produzida para marcar a data.

A missa campal contou com encenações teatrais, homenagem a devotos e a tradicional procissão pelas ruas do bairro tendo à frente a "Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Mattos".

Dalila da Silva Sales, pernambucana que mora em Barequeçaba desde 1996, e sua amiga Rute Maria de Jesus Santos, nascida no Rio Grande do Sul e radicada em São Sebastião há quase 50 anos, 30 deles no bairro, contaram que participam da festa todos os anos. "Acho esta festa de Nossa Senhora Aparecida maravilhosa e por ser uma vez por ano é muito esperada; eu adoro", declarou Dalila. Rute contou que para ela além de ser uma celebração importante e muito bem elaborada, é um momento especial de bênçãos que a faz muito feliz.

À frente da Paróquia de São Sebastião desde julho, o pároco Elimar de Azevedo falou sobre a emoção de celebrar a data pela primeira vez. "Eu já conhecia a festa, pois vim celebrar um dia da novena, mas hoje pude vivenciar essa experiência belíssima e sentir o quanto esta comunidade está viva e empenhada na comemoração", disse. "Organizaram um trabalho que resultou numa cerimônia muito linda. Para mim foi muito especial e precioso", acrescentou.

Participando da celebração ao lado do pároco, o padre Antônio Maria Lopes Chagas, da Paróquia São José da Topolândia, também falou sobre esta celebração comemorativa à Padroeira do Brasil. "A gente fica com o coração bastante emocionado quando falamos de Maria, quando celebramos Maria, uma jovenzinha capaz de gerar tanta luz com sua presença materna, um exemplo de mãe que intercede por nós com seu amor filial e que foi homenageada com tanta demonstração de fé e amor desta comunidade que se entregou de coração para realizar uma festa tão linda", resumiu.

Ilhabela

 

Após três noites de quermesse, sorteios e shows no PEII (Polo de Educação Integrada de Ilhabela), na Barra Velha, a Festa de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil encerrou com uma emocionante procissão e uma missa festiva. Com mais de 300 pessoas, a procissão partiu do Fórum e seguiu para a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, onde aconteceu a Missa Festiva à Santa, celebrada pelo Bispo Diocesano de Caraguatatuba Dom José Carlos Chacarowski, acompanhado pelo padre Matheus Martins de Almeida e o vigário Márcio José da Fraga.  

Durante o trajeto da procissão aconteceram duas paradas para o Bispo fazer duas bênçãos especiais: no novo prédio da Delegacia da Polícia Civil e no recém-inaugurado Centro de Referência Animal, ambas na Rua Joaquim Sampaio de Oliveira, na Barra Velha. A Festa de Nossa Senhora Aparecida foi organizada pela Paróquia da Igreja  de Nossa Senhora Aparecida e contou com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, que responsável pela programação cultural.

Além de centenas dos fieis católicos, também prestigiaram as celebrações em comemoração à Padroeira do Brasil o prefeito Toninho Colucci, os vereadores Luiz Paladino (Luizinho) e Cleison Ataulo Gomes (Guarubela), a secretária de Saúde, Lúcia Colucci, e o secretário adjunto de Administração, Antonio Cajado Simões.

Caraguá

Em Caraguá, a principal festa aconteceu na Capela de Nossa Senhora Aparecida, no Porto Novo. Uma missa solene foi realizada no local, bem como procissão e quermesse. 

 



Últimas Notícias