Marcos Bonello/PMSS

Morre aos 101 anos o Maestro Lourival, um apaixonado pela música que fez história na regência da Banda de São Sebastião



Postado em: 28/03/2020


Faleceu na tarde deste sábado (28/3), aos 101 anos, o maestro Lourival Pereira de Albuquerque, um apaixonado pela música e que por muitos anos esteve à frente da Banda Municipal de São Sebastião. Ele estava internado no Hospital Stella Maris, em Caraguatatuba, desde a semana passada quando sofreu um infarto. Sua última apresentação junto com a Banda Municipal foi no dia 15 de março, véspera do aniversário da cidade. No ano passado, quando completou 100 anos, o Radar Litoral prestou homenagem ao maestro, que concedeu uma longa entrevista para a revista especial do aniversário de São Sebastião (confira a entrevista na matéria).

Em razão da pandemia do Coronavírus não haverá velório. O sepultamento será às 10h deste domingo (29/3) no Cemitério Municipal de São Sebastião. Amigos do maestro publicaram uma série de homenagens nas redes sociais neste sábado. 

O Radar Litoral conversou com o maestro Almir Clemente, regente da Banda Municipal de São Sebastiãol. "Viveu mais de 100 anos fazendo música, trazendo alegria. A última lembrança que temos dele é daquele sorriso, da sua alegria, sempre transbordando música. Vamos lembrar dele sempre assim, um grande aprendizado pra todos nós".

 

Confira abaixo matéria publicada pela Revista Radar Litoral em março de 2019, no aniversário de 383 anos de São Sebastião, sobre a história do Maestro Lourival.

Nascido em 1 de março de 1919, Lourival Pereira de Albuquerque, o Maestro Lourival, pernambucano de Recife, mas sebastianense de coração, acaba de completar 100 anos. No mês que a cidade completa 383 anos, ele é o homenageado da Revista Radar Litoral.

Maestro Lourival nos recebeu em sua casa, no bairro do Jaraguá, na Costa Norte de São Sebastião, onde contou suas histórias de amor à música. “Comecei a tocar instrumentos aos 10 anos, uma Trompa, e depois vários instrumentos de sopro”, relembra.

Aos 18 anos entrou para o Exército e, claro, logo já estava na banda da corporação. “Dei baixa durante a Segunda Guerra e integrei a Guarda Territorial como músico”, conta o maestro.

Do Recife, Lourival de Albuquerque seguiu para Manaus (AM), depois para a cidade do Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), sempre integrando bandas e orquestras importantes. “Em 1949 fui para Minas Gerais, e depois para o Espírito Santo, trabalhando como professor de música e também como maestro de bandas”.

Foi no Espírito Santo que ele conheceu a esposa Mirtes Domingues de Albuquerque, 76 anos. “Era um desfile de 7 de setembro e lá estava ele a tocar”, relembra Dona Mirtes. No final da década de 60, o casal e a filha Regina, na época com 7 anos, seguiram para São Paulo, onde durante uma apresentação musical, o então prefeito de Ubatuba, Basílio Cavalheiro, ficou encantado com a performance do maestro e o convidou para constituir e reger a banda da cidade.

Maestro Lourival veio para Ubatuba e, pouco depois, já estava em terras sebastianenses. Em 1984, ele assumiu a regência da Banda Municipal de São Sebastião, batizada em 1999 como Banda Municipal “Maestro Ladislau de Matos”.

Foram 14 anos à frente da Banda Municipal. “A música é tudo, a música é vida, me sinto jovem quando estou com um instrumento na mão”, diz emocionado Maestro Lourival de Albuquerque em meio a centenas de partituras e discos de vinil.

Ele guarda com carinho várias fotos dos períodos de regente nas diversas bandas que passou. Em São Sebastião foi por muitos anos sapateiro - e dos bons - consertando sapatos e sandálias em sua sapataria na região central da cidade. Mas o que o centenário maestro gosta mesmo é de tocar e, por isso, segue firme, todos os domingos, nas apresentações da banda sebastianense.

 

 



Últimas Notícias