Divulgação/PMC

Em reunião com representantes de entidades, Aguilar Júnior afirma que seguirá decreto estadual da quarentena



Postado em: 27/03/2020


O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu nesta sexta-feira (27) com representantes da Associação Comercial de Caraguatatuba, Associação de Hotéis e Pousadas, Associação de Quiosques, de supermercados, do Conselho Municipal de Turismo, Fundo Social de Solidariedade, Câmara Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil - 65ª Subseção, Corpo de Bombeiros, além da Polícia Militar.

O encontro ocorreu na Secretaria de Educação e teve o objetivo de reafirmar que a Prefeitura seguirá o decreto estadual, assinado pelo governador, João Dória, esta semana, para restrição de serviços e comércios, bem como estabelecer quais são as atividades consideradas essenciais, neste momento.

O Decreto 64.881, de 22 de março, do governador João Dória inclui alguns estabelecimentos comerciais como essenciais que não estavam contidos no decreto municipal 1.230, de 16 de março, como oficinas mecânicas, lotéricas, transportadoras, bancas de jornal, além de estabelecimentos industriais, na medida em que não abranjam atendimento presencial ao público.

Importante salientar que os prestadores de serviços privados essenciais deverão restringir em 5)% o número de pessoas que podem ingressar nos respectivos estabelecimentos, que consta no Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)

Medidas de contenção - O prefeito também repassou as últimas informações sobre as medidas tomadas pela Administração Municipal em relação epidemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Seguiremos, à risca, o que estabelece o decreto estadual para todos os municípios do Estado de São Paulo. Sabemos que depois dessa crise na saúde, virá a crise econômica. Mas, agora, minha preocupação é minimizar, ao máximo, os impactos do novo coronavírus no município”, ressaltou Aguilar Junior.

A Prefeitura de Caraguatatuba criou sete leitos de UTI, especificamente, para atender casos do novo coronavírus. Também remanejou 20 leitos de clínica médica para isolamento dos pacientes suspeitos do Covid-19 e mais 12 leitos de pediatria de isolamento para pacientes suspeitos. Todos esses 39 leitos estão na Casa de Saúde Stella Maris, no Centro. 

A partir do dia 30 de março, mais 10 leitos estarão disponíveis para atender casos do novo coronavírus, no Hospital Regional, no bairro Pontal de Santa Marina.

O prefeito falou de investimentos na criação dos espaços de isolamento nas Unidades de Saúde, Casa de Saúde Stella Maris, compra da medicação, aquisição de 400 kits de teste rápido para detecção do vírus nos casos de pacientes graves, além de equipamentos de proteção individual, entre outras ações.

A partir da próxima semana, serão distribuídos kits de alimentação escolar contendo produtos não perecíveis como arroz, feijão, óleo, sal, açúcar, leite em pó, macarrão, biscoito e molho de tomate.

Os critérios de entrega serão estabelecidos entre as Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social, que definirão a forma de distribuição.

Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que contam com espaço separado para atendimento de casos suspeitos de Covid-19 e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro, Massaguaçu e Perequê-Mirim, o prefeito anunciou ainda que, se for necessário, criará novos espaços.

“Temos em mente deixar uma UPA exclusiva para atendimento de pacientes com suspeitas de coronavírus. Se necessário for, criaremos outros locais, como o CIAPI e leitos em hotéis e pousadas, assunto que já estamos tratando com a Associação de Hotéis e Pousadas”, disse o prefeito.

Os empresários Lucas Gallina e Thiago Fabretti, presentes à reunião, apesar de apontarem os prejuízos econômicos em vários setores, demonstraram estarem em concordância com o decreto estadual e em relação às medidas adotadas pela administração.

O presidente da OAB-65ª Subseção, Carlos Felipe Tobias, disse esse período é de exceção e que a hora exige que todos os segmentos sociais dividam responsabilidades. “A OAB está à disposição”, afirmou.

O comandante da Polícia Militar na cidade, major André Luiz Paes, explicou que o efetivo do Litoral Norte está nas ruas para garantir a segurança social, principalmente durante as madrugadas.

O comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Newton Kruger, ressaltou que a corporação está preparada para atender casos de pessoas infectadas com o Covid-19 com os equipamentos de proteção individual necessários.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Francisco Carlos Marcelino, do mesmo modo declarou que o Legislativo está a postos para agilizar os atos do Executivo contra o Covid-19.



Últimas Notícias