Fundart suspende aulas do Projeto Guri, fecha museus e cancela encenação da Paixão de Cristo



Postado em: 17/03/2020


Seguindo as determinações da Prefeitura de Municipal por meio do decreto 7306/2020, a FundArt – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba adotará uma série de medidas como forma de prevenir o contágio do coronavírus (COVID-19) no município. A partir da próxima segunda-feira (23) todas as oficinas culturais da Fundação estarão suspensas por tempo indeterminado, sendo que desde segunda-feira (16/3) as faltas dos alunos não serão contabilizadas. O Projeto Guri, parceiro da Prefeitura Municipal, também terá suas aulas suspensas.

Outra ação é o fechamento do Museu Histórico Washington de Oliveira e a suspensão de todos os eventos públicos – culturais e/ou sociais – que possam gerar aglomeração de pessoas, bem como de reuniões e capacitações. Isso inclui a encenação da Paixão de Cristo, as apresentações musicais vinculadas a Associação Lira Padre Anchieta e as reuniões dos setoriais de cultura da Fundação.

Também a partir da próxima segunda-feira, a Fundação voltará a atender em horário reduzido, das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira. As medidas adotadas estão em conformidade com as recomendações do Ministério da Saúde e do decreto n° 64862 de 13 de março de 2020, do Governo do Estado de São Paulo.

O conselheiro da FundArt, Henrique Becker, do setorial de Folclore e Tradições populares endossa a decisão da FundArt em cancelar temporariamente as atividades previstas: "A pandemia é bastante séria e requer cuidados redobrados de toda população. Evitar aglomerações é uma das estratégias básicas para reduzir a velocidade da contaminação, e assim, minimizar o risco de colapso do sistema de saúde. Até mesmo atividades culturais devem ser adiadas como prevenção coletiva da contaminação".

Quanto a cultura caiçara, Henrique lembra que as manifestações da cultura popular tradicional, por sua natureza, agregam especialmente idosos, público este que requer maior cuidado e atenção, e reforça ainda que os bailes de fandango não são realizados nesta época, em respeito ao período de quaresma. Porém, a Romaria do Divino que já estava pronta para iniciar as visitas nas casas, também será repensada, dado o potencial risco de disseminação da virose durante a peregrinação.

 



Últimas Notícias