Divulgação/PMC

Ecopontos de Caraguá recebem mais de 7 mil toneladas de resíduos em dois anos de funcionamento



Postado em: 12/03/2020


Primeira cidade da região a implementar o Plano Nacional de Resíduos Sólidos com melhorias visando a responsabilidade do gerenciamento de resíduos, a Prefeitura de Caraguatatuba instalou três Ecopontos existentes nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. Em dois anos de implantação foram 7.269 toneladas de resíduos recebidos e reciclados.

Os Ecopontos são os principais pontos de descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente como resíduos de construção civil, pneus, lâmpadas, plásticos, móveis velhos, restos de podas, óleo de cozinhas, pilhas, entre outros.

Materiais que normalmente eram descartados irregularmente em vias públicas, desde 2018, com a construção do primeiro Ecoponto, no bairro Golfinhos, tem a destinação correta. Os munícipes podem levar voluntariamente os materiais nos três locais.

Dados atualizados mostram que além dos resíduos (construção civil, massa verde, volumosos, madeiras), os Ecopontos já receberam mais de 2,5 mil pneus, 205 litros de óleo, 360 kg de pilhas, além de centenas de outros materiais como móveis (sofás, armários, camas, etc), colchão, entre outros.

As pilhas são destinadas corretamente para uma indústria em São Paulo que reaproveita o material. A troca não tem nenhum custo para a Prefeitura e o envio é feito anualmente.

O óleo de cozinha é doado para uma ONG, que vende o óleo e em troca doa mudas de árvores para a Prefeitura que usa na arborização urbana do município.

Papelão, plástico e alumínio são direcionados às cooperativas como fonte de geração de renda aos cooperados. Os pneus, pela logística reversa, são entregues para uma empresa que retira quinzenalmente na cidade.

Os Ecopontos não recebem lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

O principal objetivo da Prefeitura é manter a cidade limpa e bem cuidada, zelando pelo bem estar de todos, evitando possíveis alagamentos e proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento de resíduos. Os Ecopontos colaboram com a natureza, com a cidade e com os próprios habitantes, portanto, é necessária a participação de todos.

Serviço:

- Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

- Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão.  Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

- Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

Os Ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.



Últimas Notícias