Divulgação

Motoristas da Ecobus entram em greve; Justiça determina circulação de 70% da frota no horário de pico



Postado em: 26/02/2020


Os motoristas da empresa Ecobus, responsável pelo transporte coletivo em São Sebastião, entraram em greve na manhã desta quarta-feira (26). Conforme decisão da Justiça do Trabalho, 70% dos ônibus circulam no horário de pico.

O presidente do Sindicato dos Motoristas do Litoral Norte, Francisco Israel, a reivindicação da categoria é as mesmas bases do acordo fechado com a empresa Fênix, concessionária do serviço em Ilhabela: reajuste de 5%, além dos 2,55% da inflação e o mesmo percentual nos demais benefícios.

A Ecobus oferece o repasse de 2,55%, com pagamento retroativo a partir de 1º de novembro do ano passado em forma de abono a ser pago em agosto deste ano. O adicional para o exercício de dupla função de cobrador oferecido é de 2% sobre o valor recebido em dinheiro, excluindo os motoristas das linhas escolares.

A contraproposta foi rejeitada em assembleia realizada no dia 19 de fevereiro, quando a categoria se posicionou pela greve.

A decisão da Justiça do Trabalho determinou que o sindicato requerido assegure o funcionamento de 70% dos serviços de transporte público coletivo nos horários de pico e de pelo menos 50% nos demais horários.

Uma audiência de tentativa de conciliação entre as partes está marcada para sexta-feira (28), no Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas. Enquanto isso, a greve permanece, respeitando os percentuais mínimos de circulação da frota determinados pela Justiça.



Últimas Notícias