Fotos: Divulgação/PMC

Prefeitura de Caraguatatuba entrega UPA da Região Sul com expectativa de 9 mil atendimentos ao mês



Postado em: 20/02/2020


A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou, nesta quarta-feira (19/02), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Região Sul, que passou a funcionar para atendimento de urgência e emergência no bairro Perequê-Mirim. A unidade também conta com uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A UPA Sul funcionará diariamente e a expectativa é de que sejam atendidos em média cerca de 300 pacientes por dia ou nove mil atendimentos/mês.

Em menos de 24 horas de funcionamento, desde a inauguração até às 8h desta quinta-feira (20), a UPA SUL já realizou 74 atendimentos, que já resultaram em três exames de radiografias e 20 coletas de amostras para exames laboratoriais.

O prefeito Aguilar Junior, presente à inauguração, falou sobre a importância desta nova UPA que atenderá a todos da Região Sul. “Desde que eu assumi fui ‘provocado’ a fazer mais e melhor pela saúde de Caraguatatuba. Os primeiros itens do meu plano de governo eram as entregas da UPA Norte e UPA Sul e esta é uma realização pessoal também. Esta é uma região de aproximadamente 50 mil pessoas. Nossa perspectiva é de atender 300 pessoas por dia e somando as outras unidades serão quase 1.500 atendimento/dia em urgência e emergência em todo o município. A vida é feita de escolhas. E, entre essas, eu escolhi cuidar de vidas”, relatou.

O secretário de Saúde, Amauri Toledo, agradeceu ao prefeito pelo empenho na organização e construção da UPA Sul, que é um sonho de toda a população da região. “É muito emocionante podermos entregar esta UPA para a população da Região Sul. Isto é cuidar de todos, pois estamos descentralizando a saúde e trazendo para cá um complexo de Saúde. Isto não é para qualquer lugar. Estou muito contente de entregar esta obra junto com o prefeito Aguilar Junior, porque é para todos”.

O espaço conta com dois médicos clínicos 24 horas, pediatra em esquema de 12 horas por dia e um médico emergencista 24 horas. A unidade conta ainda com oito leitos de observação adulto, dois leitos de observação infantil e um leito de isolamento.

Haverá também serviços de exames de raio-x e laboratoriais. O atendimento obedecerá à classificação de risco, o que significa que não será por ordem de chegada, mas sim por gravidade.

Além disso, a unidade conta com uma farmácia para os pacientes com funcionamento das 17h às 7h da manhã em dias úteis e 24 horas aos finais de semana e feriados. Estes horários foram definidos justamente para cobrir os horários em que as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão fechadas e o paciente não consegue ir até a UBS para buscar medicamentos.

Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é que o paciente já saia da unidade com os medicamentos em mãos para continuidade imediata do seu tratamento até a consulta com seu médico na UBS de referência.

Samu

Além da UPA 24 horas, a Região Sul ganha uma base descentralizada do Samu. A equipe que ficará na base da UPA SUL é a USB 7A (Unidade de Suporte Básico de Vida), que conta com técnico de enfermagem e condutor socorrista.

A estrutura da nova base conta com dormitório masculino, feminino, banheiro e cozinha. Além disso, no local, tem garagem coberta para duas ambulâncias e ambiente para higienização das ambulâncias; expurgo para descarte e higienização de materiais.

As ocorrências registradas nesta região serão encaminhadas para UPA Sul, dependendo da complexidade e determinação da Central de Regulação Médica (CRO).

Serviço:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA SUL): Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, nº 297 - Perequê-Mirim



Últimas Notícias