Cláudio Gomes/PMC

Aguilar Junior entrega UPA Zona Sul com atendimento 24h e nova base do Samu no dia 19



Postado em: 13/02/2020


A Prefeitura de Caraguatatuba inaugura na próxima quarta-feira (19/02), às 17h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona sul. A unidade no bairro Perequê-Mirim terá atendimento de urgência e emergência 24 horas. O prefeito Aguilar Junior Também será entregue a base descentralizada do Samu.

A UPA Sul funcionará diariamente e a expectativa é de que sejam atendidos em média cerca de 300 pacientes por dia ou 9 mil atendimentos/mês. O espaço contará com dois médicos clínicos 24 horas, pediatra em esquema de 12 horas por dia e um médico emergencista 24 horas. A unidade contará ainda com oito leitos de observação adulto, dois leitos de observação infantil e um leito de isolamento.

Haverá também serviços de exames de raio-x e laboratoriais. O atendimento obedecerá a classificação de risco, o que significa que não será por ordem de chegada, mas sim por gravidade.

Além disso, a unidade contará com uma farmácia para os pacientes com funcionamento das 17h às 7h da manhã em dias úteis e 24 horas aos finais de semana e feriados. Estes horários foram definidos justamente para cobrir os horários em que as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão fechadas e o paciente não consegue saber da UPA para buscar medicamentos.

Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é que o paciente já saia da unidade com os medicamentos em mãos para continuidade imediata do seu tratamento até a consulta com seu médico na UBS de referência.

Em entrevista ao Radar Litoral no aniversário de Caraguatatuba, no ano passado, Aguilar Junior falou sobre a retormada da obra da UPA, paralisada após problemas com a empresa contratada no governo anterior. "Com relação à UPA do Pegorelli, tivemos um embate jurídico que foi superado. Fizemos um novo projeto adequando às necessidades atuais. Esperamos um atendimento até maior do que na UPA Central".

Samu

Além da UPA 24 horas, a Região Sul ganha uma Base Descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). A base do Samu está pronta com todas as suas dependências conforme rege a legislação. A equipe que ficará na base da é a USB 7A (Unidade de Suporte Básico de Vida). A equipe que hoje se encontra na base Porto Novo (Subprefeitura) USB 7ª com técnico de enfermagem e condutor socorrista vai para a base nova.

A estrutura da nova base conta com dormitório masculino, feminino, banheiro e cozinha. Além disso, no local tem garagem coberta para duas ambulâncias e ambiente para higienização das ambulâncias; expurgo para descarte e higienização de materiais.

 As ocorrências registradas nesta região serão encaminhadas para UPA Sul, dependendo da complexidade e determinação da Central de Regulação Médica (CRO).

Serviço:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA SUL): Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, nº 297 - Perequê-Mirim



Últimas Notícias