Fotos: Divulgação/PMC

Prefeitura de Caraguatatuba entrega reestruturação do Entreposto de Pesca do Camaroeiro



Postado em: 11/02/2020


Desde o último domingo (9/2), moradores e turistas de Caraguatatuba podem adquirir pescados em um local com maior estrutura e condições para os 22 pescadores e familiares que atuam novo Entreposto de Pesca do Camaroeiro Sebastião Mendes de Souza “Tião do Neno”. A entrega oficial foi feita pela prefeitura, com a presença de diversas autoridades locais.

O espaço foi inaugurado em 1998 e desde então é a fonte de renda da comunidade pesqueira. Após anos de solicitação por parte dos pescadores, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio das secretarias de Obras Públicas e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca transformou o espaço tradicional na cidade, em um ambiente moderno, sem perder a essência caiçara.

O novo Entreposto conta agora com uma estrutura totalmente reformada, com substituição de todo revestimento e piso cerâmico dos 14 boxes, portas e esquadrias, revisão e execução de novo sistema de esgoto, intervenções na câmara fria e paisagismo, com árvores nativas e arbustos ornamentais.

O prefeito Aguilar Junior reforçou o compromisso com a população, em nunca deixar o lado humano, prezando sempre pela qualidade de vida das pessoas. “Quando falamos dos pescadores, falamos do povo caiçara que até hoje, mantém a tradição de enfrentar o mar diariamente para garantir o sustento de suas famílias”, afirmou.

Ele ainda avalia o espaço como um ponto gerador de negócios e renda para cada cidadão de Caraguatatuba. “Nosso objetivo é dar condição para que o cidadão cresça e desenvolva sua vida. É gratificante entregar um compromisso firmado no meu plano de governo”, destacou o prefeito Aguilar Junior.

O investimento no novo Entreposto foi de R$ 1,5 milhão e parte da verba da reforma foi adquirida por meio de uma emenda parlamentar do deputado Paulo Correa Junior (DEM).

Repercussão

O que surpreendeu visitantes e pescadores foi a cobertura em arco. Quem passou pela inauguração fez questão de comentar sobre a comodidade do local. Como é o caso de Lolita Augusta, moradora do bairro Massaguaçu.

Ela contou que ter um espaço coberto faz muita diferença, em dias de sol e de chuva. “Nós idosos queremos qualidade de vida até mesmo para as compras, e isso faz toda a diferença. Todos ganham neste novo espaço, vendedores e visitantes"..

Carolina da Silva afirmou que é um espaço que dá gosto de visitar, mais organizado, agradável e higiênico. "Sem contar que estamos protegidos do sol. Em dias de calor, faz toda a diferença. Ficou lindo!”.

Para José Anselmo, 61, vendedor no espaço, há 18 anos, uma frase define esta nova fase “Estamos no paraíso!”. Segundo ele, em dois de dias de funcionamento, foi nítida a melhora nas vendas.

“Para mim é uma das obras mais importantes da Prefeitura. No mínimo, nossas vidas vão melhorar em 70%. Agora é só cuidar do espaço, fazer nossa parte, que o presente está entregue”, relatou José Anselmo.

Participaram da cerimônia, o vice-prefeito Campos Junior; os secretários de Obras Públicas e Meio Ambiente, Leandro Borella e Marcel Giorgeti, respectivamente; o presidente da Câmara, Francisco Carlos Marcelino e os vereadores, Renato Leite de Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar), João Silva de Paula Ferreira (De Paula), Aguinaldo Pereira da Silva Santos (Aguinaldo Butiá) e Vilma Teixeira de Oliveira Santos; além do presidente da Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, Nilo Rolim e o representante da família do homenageado, Gil Mendes.

O Entreposto de Pesca do Camaroeiro fica aberto todos os dias das 8h às 18h, localizado na Avenida Dr. Arthur Costa Filho – Centro.



Últimas Notícias