Ações de educação ambiental chegam às comunidades tradicionais caiçaras de Ilhabela



Postado em: 07/02/2020


A empresa Electra Serviços, responsável pela coleta de resíduos recicláveis em Ilhabela, formou uma equipe para trabalhar a conscientização ambiental nos bairros do município. As cinco mulheres tem como missão levar informações sobre a separação correta do lixo em visitas porta a porta em todos os bairros da cidade e nas comunidades tradicionais.

A ação iniciada em maio de 2019 está começando a dar resultados. No mês de janeiro cerca de 4,5mil m3 de material foi tirado do meio ambiente e encaminhado para o destino correto, um recorde na coleta seletiva.

De acordo com o coordenador de contratos, Gilmar de Souza, é possível perceber mudança de comportamento em diversas regiões, entre elas Barra Velha, Itaquanduba, Cocaia e Água Branca. "Após as abordagens realizadas pela equipe, notamos que as pessoas tem descartado o lixo nos dias corretos e percebemos ainda uma qualidade de material mais limpo, o que tem sido primordial para o trabalho de reciclagem".

Elaine Gonçalves é uma das mobilizadoras que atua na equipe de conscientização ambiental. Ela conta que a sua experiência pessoal a ajudou a levar a mensagem sobre a importância de se preocupar com o lixo para mais pessoas. Em uma conversa rotineira com o seu filho, na cozinha de casa, ela foi questionada se amava o meio ambiente. Intrigada com a pergunta, logo respondeu que sim, mas foi surpreendida. "Ele quis saber por que eu não cuidava do meio ambiente, se eu dizia que o amava. E então começou a me questionar sobre o meu comportamento no descarte do lixo e me ensinou a fazer da forma correta, assim como aprendeu na escola", relata.

A consciência sobre a separação do lixo orgânico do reciclável e também sobre o descarte nos dias certos de coleta impactam diretamente no meio ambiente, na saúde pública e na qualidade de vida das pessoas. "Se esse lixo não é descartado nos dias certos e passa a noite na rua, acaba gerando um transtorno para os próprios moradores e para o bairro, pois os animais acabam rasgando e espalhando todos os materiais, ocasionando mau cheiro, sujeira e contaminação", explica Elaine.

Electra serviços

Em 2020 a empresa completa 25 anos no mercado e há pelo menos 12 trabalha com coleta e transbordo de resíduos em cidades do estado de São Paulo. Em Ilhabela, desde maio de 2019 está à frente da coleta e acomodação dos resíduos recicláveis.

A coleta seletiva dos materiais recicláveis é realizada com dois caminhões nos meses da baixa temporada e com três durante o Plano Verão. Em média a produção de lixo reciclável na cidade é de 140 toneladas mês, mas na alta temporada esse número chega a 220 toneladas. Uma pequena parte deste material é absorvida por uma cooperativa em Ilhabela e a maior quantidade é doada para cooperativas de Caraguatatuba e São Sebastião. 



Últimas Notícias