Cláudio Gomes/PMC

Mais de 20 mil estudantes da rede municipal voltam às aulas na terça em Caraguatatuba



Postado em: 31/01/2020


Na próxima terça-feira (04/02), as escolas da rede pública de Caraguatatuba receberão mais de 20 mil estudantes para o novo ano letivo. No total são 56 unidades, sendo 52 escolas, duas creches conveniadas e dois Centros Integrados de Ações Sócio-Educativas (CIASE).   

Atualmente a Secretaria de Educação conta com uma estrutura composta por mais de 3.800 servidores públicos entre professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar, inspetores de alunos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, professores de atendimento educacional especializado, intérpretes de libras, agentes administrativos.

Já as equipes gestoras são compostas por supervisores de ensino, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, além dos servidores que atuam no prédio da Secretaria Municipal de Educação dando suporte ao transporte, alimentação escolar, manutenção e entre outros importantes setores.

O ano letivo de 2020 começa com novidades. Entre elas, estão ações de valorização de boas práticas dos servidores da Rede Municipal de Ensino, conjuntamente ao trabalho de implantação do Currículo Paulista e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Essas ações são pautadas na concepção da educação integral, no qual o aluno é trabalhado nas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural.

Outra novidade para este ano é o calendário escolar. Ele seguirá os recessos propostos pela rede estadual de ensino. Na rede municipal, o calendário foi colocado em votação e foi definida a opção com duas pausas de recesso: nos meses de abril e outubro, além das habituais em julho e dezembro, assim como os demais municípios e Rede Estadual.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, relata que as unidades escolares estão empenhadas em receber alunos, professores e funcionários, com muito carinho na organização dos espaços e dos materiais.

“A rede municipal de ensino de Caraguatatuba está sempre comprometida com os saberes. Organizamos a recepção aos docentes e alunos com um calendário diferente, uma proposta que foi construída ao longo dos anos e com muita colaboração”, disse.

A secretária aproveita para ressaltar mais uma vez, a importância da participação da família na vida acadêmica das crianças e convida os pais e responsáveis para se envolverem nas atividades.

“A primeira reunião de pais acontecerá no sábado, dia 15 de fevereiro, quando comemoraremos o Dia Municipal da Família na Escola. Este momento foi pensado para que os pais e responsáveis possam conhecer melhor os professores e funcionários da escola. Eles também receberão informações sobre a rotina escolar dos alunos, os cuidados necessários para seu melhor desenvolvimento e o calendário letivo”, explica.

O prefeito Aguilar Junior também compartilhou novidades para o ano letivo. Nos próximos meses, serão inauguradas duas novas unidades escolares: uma EMEF no bairro Jetuba e um CEI no bairro Golfinhos, totalizando mais de 946 vagas para atender nossas crianças.

O prefeito também informou que, como parte das boas-vindas, os alunos receberão os kits escolares no primeiro dia de aula.

“Todos os anos os kits são preparados com muito carinho para nossas crianças. Esse ano eles têm um diferencial: foram personalizados com fotos de alunos da rede e participantes do projeto Guarda Mirim. São duas opções de capa, uma para o Ensino Fundamental I e outra para o Fundamental II. Sabemos que a distribuição do kit escolar é uma importante ação. Não medimos esforços para incentivar os alunos, contribuir para o aprendizado e colaborar com a economia das famílias. Esperamos que cada estudante faça o melhor proveito desse material e que ele possa contribuir para o aprendizado e conhecimento. Desejamos bom retorno a todos os alunos e educadores", finalizou o prefeito.

A Secretaria Municipal de Educação informou que a aquisição de uniformes também está em estudo pela pasta.



Últimas Notícias