PMI

Secretaria de Saúde faz mutirão de exames de elastografia em Ilhabela



Postado em: 00/00/0000


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, e o Ambulatório de Hepatologia da Santa Casa, realizaram na última semana um mutirão de elastrografia com os pacientes de doença hepática crônica. O exame foi feito por meio da técnica de FibroScan, que avalia o grau de fibrose, de uma maneira não evasiva, sem a necessidade de realização da biópsia do fígado.

A ação com o aparelho FibroScan foi realizada em parceria com a empresa Echosens, com a médica Márcia Iasi, médica responsável pelo Ambulatório de Hepatologia. “Conseguimos essa parceria com a empresa francesa que detém essa tecnologia no mercado, para fazer os exames nos pacientes do SUS. Essa tecnologia promove a avaliação em todas as etapas da doença hepática, possibilitando intervenção no que tange a prevenção das complicações, especialmente hoje que vivemos em uma sociedade com altos índices de obesidade e gordura no fígado”, explica doutora Márcia, destacando que o aparelho consegue avaliar não só o grau de gordura, mas também a fibrose do fígado.

Em três dias de mutirão foram realizados 67 exames, possibilitando que o paciente faça o tratamento e que os médicos possam acompanhar a evolução favorável do desfecho clínico.
A atividade não teve somente cunho assistencial, mas também de ensino, com a participação da equipe da Saúde de Ilhabela, coordenada pela enfermeira Isabele Tenorio, e pela coordenadora da Atenção Especializada, Gisela Bruder. “Além de ajudar os pacientes, nossos funcionários tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o método na prática”, finalizou o secretário de Saúde, Gustavo Barboni.



Últimas Notícias