Moradores do Jaraguá sofrem com lama da obra parada do Contorno; secretário dos Transportes anuncia manutenção no local e prevê solução para retomada em março



Postado em: 14/01/2019


A chuva dos últimos dias voltou provocar transtorno para quem vive próximo à obra do "Contorno Sul", no bairro do Jaraguá, na Costa Norte de São Sebastião. A obra do Governo do Estado foi paralisada há mais de um ano e os moradores convivem com a lama que invade a Avenida Dario Leite Carrijo, dificultando a passagem de veículos e pedestres. Nesta terça-feira (14/1), em entrevista ao Jornal da Morada (Rádio Morada FM 95,5), o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octávio Machado Neto, informou que com base nas imagens recebidas, o Dersa irá ao local para fazer manutenção e informou que até o mês de março o Estado anunciará a solução jurídica para a retomada das obras dos Contornos. 

Após receber imagens enviadas por moradores, a reportagem do Radar Litoral esteve no local. A lama escorre sob o viaduto que corta a Avenida Dario Leite Carrijo. Segundo moradores, a limpeza normalmente é feita por funcionários da prefeitura ou pela própria comunidade. Contudo, eles esperam uma solução definitiva para a situação.

Lama na Avenida Dario Leite Carrijo, sob o viaduto da obra paralisada do Contorno, no bairro do Jaraguá

Na entrevista à rádio nesta manhã de terça-feira, o secretário estadual dos Transportes informou que o Governo do Estado acerta os últimos detalhes para definição do modelo a ser utilizado para a retomada da obra, mas que de imediato a Dersa iria ao local para realizar a manutenção da via. 

Conforme matéria já publicada pelo Radar Litoral, o Estado estuda a realização de nova licitação ou a possibilidade da Concessionária Tamoios, responsável pela administração da Rodovia dos Tamoios entre o Vale do Paraíba e Caraguatatuba, assumir as obras dos Contornos. 

Em nota enviada na última quinta-feira (9/1), a Secretaria de Logística e Transportes (SLT) informou que vai contratar a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para produzir um estudo sobre a atual situação dos trechos referentes aos lotes que compõem as obras da Nova Tamoios Contornos.  "A decisão foi tomada para assegurar o bom uso dos recursos públicos. É um passo para que o Estado possa retomar e concluir este empreendimento, dentro da forma da lei, com segurança", diz a nota.

Ainda na nota oficial, a Secretaria dos Transportes relata que "cabe lembrar que as construtoras, responsáveis pelo empreendimento, paralisaram os serviços unilateralmente em dezembro de 2018. Desde então, a atual gestão, que assumiu em janeiro de 2019, iniciou a análise dos contratos referentes aos quatro lotes, cujas obras brutas atingem 76,4% de execução". 



Últimas Notícias