PMSS

Em São Sebastião, Guarda Mirim encaminha 300 jovens ao mercado de trabalho



Postado em: 10/01/2019


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da  Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), forma, anualmente, 160 jovens na Guarda Mirim da cidade. Segundo a prefeitura, o objetivo é dar oportunidade do primeiro emprego por meio do programa Jovem Aprendiz. Depois de formado, o aspirante terá a oportunidade de trabalhar na prefeitura ou em uma das 40 empresas conveniadas. Desde  2017, quase 300 jovens aprendizes já foram encaminhados ao mercado de trabalho.

A adolescente Amanda Santos de Oliveira, 16, se formou na turma de 2018 e trabalha na base da própria GCM, na Costa Norte. Ela reconhece a importância dos ensinamentos adquiridos e afirma que participar da Guarda Mirim foi determinante para conseguir o seu primeiro emprego. "Tudo que aprendi me ajudou a crescer como pessoa e profissionalmente. O que mais me marcou foram as aulas de ética e cidadania e as noções sobre o mercado de trabalho. Aprender informática e matemática financeira foi determinante, pois muitas empresas pedem pelo menos o básico nesse sentido", afirmou.

Já Ana Cristiny Marinho Pereira, 17, mora no Canto do Mar e é outra jovem que conseguiu o primeiro emprego após se formar na Guarda Mirim. Ela se formou no fim de 2019 e trabalha em um supermercado da cidade. "A Guarda Mirim foi tudo e mais um pouco na minha vida. Tenho uma grande admiração por ela e sou muito grata pelo desenvolvimento que ela me proporcionou. A Guarda me ajudou como pessoa e o mérito profissional é meu, mas sem a Guarda Mirim eu jamais teria alcançado essa oportunidade. Sei que estou dando orgulho pra todos os que me ajudaram", disse.

O curso de formação do programa socioeducativo, promovido pela SEGUR, que atende jovens de 14 a 17 anos no contraturno escolar, inclui aulas como reforço educacional, música, educação física, empreendedorismo, além de atividades lúdicas, passeios externos e vivências que preparam para o mercado de trabalho. 

 



Últimas Notícias