PMSS

Em 9 anos de atuação, Samu registra 110 mil atendimentos em São Sebastião



Postado em: 22/11/2019


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou nesta sexta-feira (22/11), um balanço dos atendimentos do Samu em 9 anos. Foram 110 mil ocorrências atendidas. 

O Samu 192 tem como finalidade prestar socorro à população em geral, em casos de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, 24 horas por dia. O serviço, financiado pels governos Federal, Estadual e Municipal foi criado em 2003 e faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, instituída no Litoral Norte em 22 de Novembro de 2010.

Em nove anos de existência, o Samu de São Sebastião possui uma estrutura composta pela Central de Regulação Operacional, responsável pela regulação das ocorrências nas cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião (Litoral Norte) que atende em média 4.800 solicitações/mês.

A estrutura física é composta por cinco bases descentralizadas, com cinco ambulâncias de Unidades de Suporte Básico (USB) e uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Avançado- UTIs  Móveis (USA). Conta, ainda com 63 profissionais que tripulam as unidades móveis de urgência, sendo 20 técnicos de Enfermagem, 30 condutores-socorristas de veículo de emergência, seis enfermeiros, 14 médicos, quatro rádios operadores e 11 Técnicos Auxiliar de Regulação Médica, além da área administrativa e coordenadores, todos capacitados, em sua área de atuação,vem atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.

Ao todo, o Samu São Sebastião dispõe de 112 profissionais que atuam em áreas de regulação das ocorrências, administrativo e operacional. Além disso, o Samu desenvolve projetos junto à comunidade e à secretaria da Educação (SEDUC), provendo conhecimento e preparando o cidadão para prestar os primeiros socorros, em situação de emergência, até a chegada dos profissionais qualificados que darão continuidade ao atendimento.

Entre os projetos desenvolvidos estão o "Samu nas Escolas", que abrange a qualificação e preparo de professores, inspetores e outros profissionais da área a prestar o atendimento de primeiros socorros; "Samu Cidadão", que tem como objetivo levar aos munícipes técnicas básicas de primeiros socorros; e o "Samu Educação", em que graduandos em Enfermagem capacitam os alunos do último semestre à contribuírem como multiplicadores, em conjunto com o projeto SAMU na Escola.

Lei Lucas

Sancionada em 2018, a lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, determina que instituições públicas e privadas da educação básica capacitem professores e funcionários para prestar primeiros socorros, quando necessário, em seu corpo discente (denominação dada ao conjunto de alunos que participam do processo de aprendizagem). O objetivo é capacitar profissionais que lidam constantemente com crianças para que tenham as condições necessárias ao atuar em situações de emergência.



Últimas Notícias