Projeto que prevê demissão de servidor em casos de racismo, assédio sexual ou moral é aprovado na Ilha



Postado em: 21/11/2019


A Câmara Municipal de Ilhabela aprovou nesta semana o projeto de lei 83/2019, de autoria do presidente Marquinhos Guti, que altera o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, acrescentando no Art. 117 a demissão em caso de racismo e qualquer forma de discriminação, além de assédio sexual e moral. Segundo o autor, o projeto visa assegurar que o servidor público investigado seja afastado de suas funções, tanto pelo prefeito quanto pelo secretário da pasta, e demitido em caso de culpa.

O presidente da Câmara ainda afirma que a proposta foi apresentada após a divulgação de um suposto caso de assédio nas redes sociais, na qual pode ser averiguada essa brecha no Estatuto para que medidas sejam tomadas pelo Poder Público. O vereador justificou a importância dessa mudança na lei,  considerando que o Art. 216 do Código Penal reconhece o assédio sexual como o ato de constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente de sua condição de superior hierárquico ou ascendências inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função. 

Casos de discriminação racial ou de qualquer outro tipo, além do assédio moral, que trata especificamente sobre a exposição de alguém de forma humilhante e constrangedora, também estarão caracterizados no Art. 117, com a penalidade de demissão. O projeto de lei segue para a sanção da prefeita Gracinha Ferreira. 



Últimas Notícias