PMI

Entrada de caminhões em Ilhabela aos finais de semana e feriados terá restrições; medida deve entrar em vigor antes da temporada



Postado em: 04/11/2019


A entrada de caminhões em Ilhabela aos finais de semana e feriados terá restrições e as medidas deverão entrar em vigor ainda antes da temporada de verão. A exemplo do que ocorre na capital paulista, os veículos de grande porte terão dias e horários pré-estipulados. A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza - Gracinha, reuniu-se na última sexta-feira (1/11), com vereadores, secretários municipais e representantes da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (Acei), e Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), responsável pelo serviço de travessia de balsas.

A publicação do decreto que estabelecerá as regras e disciplinará a entrada de caminhões no arquipélago nos finais de semana e feriados prolongados deve ocorrer na próxima semana. A decisão da elaboração do decreto foi tomada durante a reunião.

O decreto será criado mediante orientação da Advocacia Geral do Município. Depois de assinado pela prefeita entra em vigor em 30 dias. Antes desse prazo terminar, a prefeitura e os demais envolvidos farão ações educativas.

Na reunião ficou definido que o decreto abrangerá somente o regramento da entrada de caminhões no arquipélago, que a exemplo do que ocorre na capital paulista, terão dias e horários pré-estipulados para entrar no arquipélago. Os Veículos Urbanos de Cargas (VUCs) não serão afetados nesse regramento, que objetiva aliviar as filas dos veículos menores nos finais de semana, feriados prolongados e temporada.

É considerado "VUC" o caminhão de menor porte, ideal para utilização em áreas urbanas; tem comprimento total inferior a 5,50 metros e a largura máxima de 2,20 metros. Possui capacidade de carga útil superior a 1,5 tonelada.

No encontro, a prefeita lembrou que o governo municipal, junto com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Associação Comercial e outros representantes de segmentos da sociedade civil, está definindo o Plano de Mobilidade Urbana do município, que trata, inclusive, de outros assuntos relacionados também aos caminhões e demais veículos. Ela e os vereadores vinham cobrando melhorias nos serviços prestados à população e apresentação de um plano para a temporada de verão.

Em encontros anteriores houve debate sobre a elaboração do Plano Diretor de Cargas, que envolve o controle da entrada de caminhões e de mobilidade. Para a prefeita Gracinha, as reuniões foram importantes para alinhar as estratégias de melhorias na travessia. “Temos feito tudo para concluir  um planejamento que seja realmente concretizado e se transforme em qualidade e melhoria do sistema”, declarou.

O secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Luiz Antônio dos Santos, o Luiz Lobo, ressaltou que o importante é que a travessia de balsas operada pelo Dersa atenda bem a população. “O que realmente importa para todos nós de Ilhabela é que o sistema de travessias atenda bem os munícipes, turistas e veranistas do município, independente se operada pelo Dersa, por privatização ou concessão”.

Outras ações

Outra medida anunciada durante a reunião desta sexta-feira foi a aquisição de uma balança para o Dersa utilizar em São Sebastião e evitar o excesso de tonelagem. A prefeitura está preparando um convênio com o Dersa para viabilizar o novo equipamento.

Outra cobrança feita à concessionária foi o prazo para a chegada da segunda lancha catamarã, que permitirá atender mais pedestres e ciclistas. Atualmente há uma embarcação desse tipo (LS-02), com capacidade para 370 passageiros, e sete balsas. A empresa prometeu a segunda lancha para o final de dezembro.

Além da prefeita e do secretário Luiz Lobo, participaram da reunião: os vereadores Marquinhos Guti (presidente da Câmara), Anísio Oliveira, Luiz Paladino, Gabriel Rocha e Nanci Zanato; Rogério De Lucca (secretário de Planejamento Urbano, Obras e Habitação); Rafael Morais, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela; Ibsen Trench Gomes e João Luiz Lopes, coordenador de operações e Diretor da Dersa, respectivamente.



Últimas Notícias