Divulgação/PMC

Mostra de Robótica traz batalha de "robô sumô" neste sábado em Caraguatatuba



Postado em: 31/10/2019


A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza neste sábado (2), a IV Mostra de Robótica – “Máquinas”. O evento acontecerá das 14 às 18h no Serramar Shopping.

Com o tema “Máquinas”, a mostra contará com a exposição de 17 trabalhos, produzidos por 52 alunos entre 12 a 17 anos. Nesta edição, serão 16 escolas participantes, sendo 12 da rede municipal, três particulares e o Instituto Federal de Caraguatatuba.

A coordenadora do projeto de Robótica, Rubia Moreira da Costa, explica que além dos trabalhos expostos, haverá um Campeonato de Robô Sumô, que é uma batalha entre as máquinas onde vence aquela que empurrar o oponente para fora do ringue. “Essa é uma competição que avalia a construção física, o design e a potência do robô”, explica.

A rede municipal de ensino de Caraguatatuba realiza o projeto Robótica na Escola desde 2016. Através de uma parceria entre o setor de Informática Educativa com a Divisão de Educação Inclusiva, o projeto foi ampliado em 2019 e aplicado à educação inclusiva. O objetivo é promover a inclusão educacional de maneira democrática e ética, em respeito à multiplicidade humana.

As aulas acontecem uma vez por semana. Os alunos aprendem linguagem de programação, física, história, matemática e raciocínio lógico. É um projeto multidisciplinar.

 



Últimas Notícias