Divulgação/PMC

Novo contrato da Prefeitura de Caraguá com Sabesp prevê antecipação de obras de água e esgoto para seis anos



Postado em: 30/10/2019


Caraguatatuba renovou nesta quarta-feira (30/10) o contrato de prestação de serviços com a Sabesp. A Companhia assume por mais 30 anos o investimento em saneamento do município, que visa muito mais que distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos, proporciona à população saúde e qualidade de vida.

O contrato foi assinado entre o Governo do Estado, Prefeitura de Caraguatatuba e Sabesp. A parceria beneficiará mais de 120 mil pessoas na baixa temporada e mais de 300 mil durante a temporada de verão.

O investimento com o novo contrato é de R$ 422 milhões em água e esgoto. Entre os benefícios, os destaques são as ampliações das estruturas e sistemas de reservação das Estações de Tratamento de Água (ETAs) Porto Novo e Massaguaçu. 

Em esgotamento sanitário, no período de oito meses já avançaram 53% as obras do Jardim Gaivotas – o prazo de execução é de dois anos. Outras prioridades são a ampliação dos sistemas de esgotos Indaiá, Jardim Adalgisa; implantação de coleta de esgotos para os bairros Golfinho, Jardim Terralão e melhoria dos sistemas Martim de Sá e Jaraguazinho, com implantação de novas redes e ampliação da cobertura em esgotos para imóveis atualmente não atendidos.

Vale ressaltar que, conforme as necessidades, o contrato pode sofrer alterações e revisões a cada quatro anos com o intuito de atender sempre as demandas da cidade.

O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui Rodrigues Bueno, destacou a importância da palavra sanear, originária do latim sanus, que significa tornar saudável, habitável, higienizada.

“Por isto a importância do dia de hoje, celebrar um seguro de saúde preventivo e coletivo à população dessa cidade, considerada a mais importante para o Litoral Norte. Para cada dólar investido em água e saneamento, economiza-se U$ 4,3 dólares em saúde, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e desta forma, seguimos no caminho certo”, relatou Rui.

De acordo com o diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Ricardo Daruiz Borsari, essa renovação é um bem para a população de Caraguatatuba, onde do total acordado, cerca de 80% serão investidos nos primeiros 11 anos. “É uma decisão valorizada que daqui uma década vamos ver a diferença do município. Obrigado pela confiança em continuar com o trabalho em manter uma cidade saneada”, disse.

O subsecretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Glaucio Atorre Pena, representando o governador João Dória, disse que Caraguatatuba está no rumo certo. “É uma decisão acertada, que minimizará os problemas de saúde pública. Sem dúvidas, para o período de veraneio será um grande investimento”, afirmou Glaucio Pena.

O Prefeito Aguilar Junior disse que os investimentos representarão uma nova era para a cidade. “É uma nova era. Quanto mais qualidade de vida e balneabilidade no município, mais geração de negócios também. Vamos sempre caminhar mais para entregar o melhor para a população”, destacou.

Aguilar Junior também abordou o Plano Municipal de Saneamento Básico, onde foi proposta a garantia de cinco mananciais, permitindo água por mais tempo, uma preocupação para os próximos 20 anos. “Enfrentamos problemas que nunca foram enfrentados e tenho certeza que em no mínimo seis anos, todas as obras já estarão em andamento”, garantiu o prefeito.

“O contrato contempla 12 obras de diferentes pontos, uma delas no bairro Gaivotas, já em andamento. Um investimento de R$ 11 milhões, com 2 mil novas ligações de esgoto. Outro compromisso é resolver as questões das enchentes no bairro Golfinhos, que durante muito tempo ficou esquecido”, acrescentou o prefeito Aguilar Junior.

Participaram também da cerimônia o presidente da Câmara, Carlinhos da Farmácia, vereadores e secretários municipais, funcionários da Sabesp e comunidade em geral.



Últimas Notícias