Sabesp

Sabesp conclui obra na rede de esgoto do Perequê-Açu em Ubatuba



Postado em: 29/10/2019


A Sabesp concluiu uma intervenção de grande porte na rua Manoel Barbosa, no bairro Perequê-Açu, em Ubatuba, em frente à estação de bombeamento de esgotos. Para a realização do trabalho, iniciado no dia 23, a companhia contou com o apoio da Divisão de Trânsito da Prefeitura Municipal para sinalização e interdição total da rua Madame Janaína e da avenida Governador Abreu Sodré.

O trabalho teve como objetivo recuperar o poço de visitas, conhecido pela população pelo tampão de ferro, que sofreu um afundamento decorrente da movimentação do solo (constantemente úmido devido ao acúmulo de água – lençol freático) que causou trincas no equipamento afundando parte da via pública. Foram utilizados veículos pesados, com destaque para os quatro equipamentos de rebaixamento do lençol freático e o caminhão basculante, utilizado para a substituição do solo encharcado.

Conforme explicou o gerente da Sabesp em Ubatuba, Fábio Okamoto Fagundes, “essa movimentação do solo ocorreu devido às chuvas que atingiram o município e isso acabou danificando as tubulações de entrada e de saída de esgotos no poço de visitas. Quem olha um tampão da Sabesp da rua não imagina a estrutura que há por baixo dele”, ressaltou.

O reparo foi executado a 5 metros de profundidade e conta agora com uma parte do equipamento em ferro fundido, para evitar constantes manutenções. “Trata-se de uma tubulação que recebe esgotos de duas redes de diferentes tamanhos conectadas a ela. E há uma terceira rede que encaminha esse efluente para a estação que fica logo em frente. Fizemos em tempo recorde, trabalhando a noite, com chuva e com o equipamento para rebaixamento do lençol freático o tempo todo ligado. Todos os funcionários se empenharam muito para a execução dessa força tarefa que na verdade é semelhante a uma cirurgia”, finalizou o Fagundes.
Com o trabalho finalizado, a Sabesp programa para esta semana serviços de nivelamento e reposição de bloquetes.



Últimas Notícias