Aurélio Rufo/Sectur Ilhabela

Festival de Aves para turismo de observação de pássaros prossegue até o fim do mês na Ilha



Postado em: 18/10/2019


O turismo de obsevação de pássaros é conhecido mundialmente, o chamado "Birdwatching", e Ilhabela é um dos lugares procurados por turistas. Por isso, agora a cidade realiza o Festival de Aves, que começou no dia 11 e vai até 28 de outubro. 

Com uma área de 27.025 hectares (ou 270 quilômetros quadrados), Ilhabela tem uma das maiores reservas de Mata Atlântica conservada do mundo. A fauna do arquipélago do litoral paulista abriga uma rica e farta variedade de pássaros. 

A programação do Festival de Aves de Ilhabela tem mais de 50 atividades, entre palestras, minicursos, fam-trips, cinema, oficinas e atividades infantis. “Nosso trabalho visa ampliar as opções de turismo no município e o Birdwatching traz um turista em sintonia com nossa proposta de ´Vida Natural’. Esse grande evento é uma espécie de pontapé inicial para a criação de estrutura específica para os observadores de pássaros, que inclui a construção de seis torres no Parque Estadual de Ilhabela, além de outras iniciativas que fazem parte do convênio assinado entre a Prefeitura e a Fundação Florestal”, explica Bianca Colepicolo, secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo.

A expectativa da prefeitura de Ilhabela é que a implementação da estrutura para receber os turistas de Birdwatching esteja completa para a temporada de verão de 2020. A meta é que os visitantes tenham a oportunidade de observar, fotografar e catalogar espécies como o Tiê-sangue, símbolo da Mata Atlântica, Tangará, Papagaio-moleiro - eleita a ave símbolo da ilha, a Coruja-preta, ou a Jacutinga. “O Festival faz parte dessa preparação da cidade para oferecer esse novo produto de turismo. Além das atividades para o público em outubro, também daremos atenção especial para o desenvolvimento do trade local “, explica Bianca.

A secretária dimensiona o potencial da atividade de observação de pássaros. “Nos Estados Unidos, mais de 45 milhões de pessoas observam aves como hobby, segundo a Pesquisa Nacional Relacionada à Vida Selvagem. A atividade traz um retorno para economia na casa de 80 bilhões de dólares. Enquanto isso, no Brasil, promovemos muito mal nossa rica biodiversidade. O potencial econômico de atividades, serviços e produtos que mantém a floresta em pé são gigantescos. Em 2018, nossos parques nacionais tiveram 12 milhões de visitantes. Mesmo sem grande promoção, famílias em todo país têm procurado conhecer mais nossos parques, ano a ano", informa Bianca, lembrando que, segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), mais de 18% de todas as aves do mundo estão no Brasil, com 1.919 espécies encontradas no país, destas 321 habitam o arquipélago de Ilhabela.

Entre os destaques da programação do Festival aos sábados e domingos, nas manhãs haverá passarinhadas, à tarde palestras e minicursos que se estendem até a noite, que termina com cinema ligado a observação e conservação. Entre os temas abordados por especialistas da cidade e convidados, estão ‘A Economia do Birdwatching’, ‘Observação e comunidade’, ‘Aves de Ilhabela’, ‘Aves do meu quintal’, ‘Jardins de beija-flores’, ‘Fotografia e tratamento de imagens’, entre outros. Durante todo o período do evento haverá exposições fotográficas dos pássaros de Ilhabela pela cidade.

Programação completa

Sexta-feira (18)
17h – Palestra Aves do Parque Estadual de Ilhabela, por Maria Inês, gestora do Parque

18h – Palestra ‘Aves do meu quintal – parte1’ (Sobre paisagismo funcional e placas que atraem aves para uso em quintais e jardins, de casa, pousadas e chácaras, por Márcia Farias)

19h- Palestra ‘Aves pelágicas – o conhecimento de um profissional renomado’ (Fabio Olmos apresenta o universo das aves de mar aberto, falando das raridades que frequentam o litoral brasileiro)

20h – Palestra ‘Fotografia de aves – fotografar na natureza’, Silvia Linhares fala sobre sua experiência de fotografar mais de 1500 espécies brasileiras

21h – Cine no Píer - Mostras sobre observação e conservação (vídeos e filmes sobre aves e natureza)

24h - Fam-Trip ‘Saída Pelágica’ (Viagens de reconhecimento aos principais destinos de observação em mar aberto, com saída para Plataformas)

Sábado (19)
7h - Passarinhar nas trilhas de Ilhabela – Parque das Cachoeiras (Passeios abertos de observação de aves)

14h - Atividades infantis ‘Trabalho de educação com tema de aves’, por Silvia Paraty

15h – Palestra ‘Aves do meu quintal – parte 2’ (Paisagismo funcional e placas que atraem aves para uso em quintais e jardins, de casa, pousadas e chácaras, por Márcia Farias)

16h – Palestra ‘Observação e comunidade’ (Como a observação de aves pode contribuir com o desenvolvimento sócio ambiental, por Daniel Cywinky)

17h – Palestra ‘Reintrodução e monitoramento’ (Conheça o trabalho da ASM Cambaquara na conservação de quatro diferentes espécies nativas da Ilha  - Papagaio-moleiro, Tiriba, Tucano-do-bico-verde e Periquito-rico, por Silvana Davino)

18h – Palestra ‘Observação e conservação’ (Como birdwatching contribui com a conservação, quais os benefícios e impactos? Quais as boas práticas do observador de aves, por Marco Silva)

19h – Palestra ‘Aves da minha Escola 1’ (Apresentação de um trabalho de educação com o tema das aves de Paraty, por Silvia Paraty)

20h – Cine no Píer - Mostras sobre observação e conservação (vídeos e filmes sobre aves e natureza)

Domingo (20)
7h- Passarinhar nas trilhas de Ilhabela (Visita técnica ASM Cambaquara)

14h – Atividade infantil ‘Aves da minha escola 2’ (Apresentação de um trabalho de educação com o tema das aves de Paraty, por Silvia Paraty)

14h – Minicurso ‘Ilustração de aves’ (Oficina de ilustração de aves com Cristiane Gardim - Técnica de esferográfica)

16h – Palestra ‘Guia internacional, como iniciar?’ (Turistas estrangeiros tem uma grande exigência com relação aos guias de observação. Iniciar uma carreira nem sempre é fácil. Marco Silva apresenta sua recente experiência e dá algumas dicas a quem desejar começar)

17h – Relatos ‘Observação pelágica’ (Mesa redonda com os participantes do Fam-trip)

Segunda-feira (21)
8h - Atividades escolar – Oficina de ilustração de aves com técnica de esferográfica, por Cristina Gardim

9h – Minicurso ‘Jardim de beija-flores’ (Como atrair beija-flores para seu jardim sua varanda ou seu quintal? O que plantar e como construir bebedouros, por Zaga)

Sexta-feira (25)
8h - Fam-Trip Saída Pelágica (Viagem de reconhecimento aos principais destinos de observação em mar aberto)

8h- Palestra ‘Fotografia embarcada’ (Octavia Campos Salles fala sobre a prática fotográfica embarcada, na busca por espécies pelágicas nos mares de Ilhabela)

19h – Minicurso ‘Oficina de Fotografia’ (Os Irmãos Mello trazem sua oficina de fotografia com dicas para fotógrafos avançados e iniciantes)

21h – Cine no Píer - Mostras sobre observação e conservação (vídeos e filmes sobre aves e natureza)

Sábado (26)
7h - Vem passarinhar – Trilha Bananal (Passeios abertos de observação de aves)

14h – Atividade infantil ‘Desenhando passarinho com esfero 1 (Formas e técnicas de desenho com a esferográfica pela artista Birgitte Tümmler)

14h – Minicurso ‘Oficina de Tratamento de Imagem’ (Ao longo de 10 anos, os Irmãos Mello foram se especializando em técnicas de tratamento digital de imagens e tornaram-se referência no Brasil. Nessa oficina apresentam as mais importantes ferramentas e suas dicas para melhor resultado)

16h – Palestra ‘Observação para Iniciantes’ (Como se iniciar no mundo da observação de aves? O que é preciso, quais equipamentos, livros e guias, por Giulia D’Angelo)

18h – Minicurso de guia de observação – parte 1 (orientações importantes para o profissional e para o trade, por Marc Egger)

20h – Cine no Píer - Mostras sobre observação e conservação (vídeos e filmes sobre aves e natureza)

Domingo (27)
7h – Minicurso de guia de observação – parte 2 – Fazenda Engenho D’Água, por Marc Egger

14h – Atividade infantil ‘Desenhando passarinho com esfero 2’ (Formas e técnicas de desenho com a esferográfica pela artista Birgitte Tümmler)

15h – Palestra ‘Observação Avançada’ (O que diferencia um observador experiente do iniciante? Técnicas de observação, história natural, comportamento das aves, uso de equipamentos, por Giulia D’Angelo)

16h – Mesa redonda Aves Marinhas Costeiras e Insulares do Litoral de São Paulo (Depoimentos do Grupo de birders do litoral paulista)

Segunda-feira (28)
8h - Atividade Escolar A Arte da esferográfica e ilustração escola Paulo Renato, por Birgitte Tümmler)



Últimas Notícias