Divulgação/PMI

Após entrega de obras no mês de aniversário, Gracinha anuncia novos investimentos para os próximos meses



Postado em: 02/10/2019


Após entregar uma série de obras durante o mês de setembro, quando Ilhabela completou 214 anos, a prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, prepara novos investimentos para os próximos meses.

A lista de obras entregues dentro da programação foi prejudicada pelo mau tempo registrado em setembro. Por isso, nos próximos meses deverão ser entregues outras que constavam no calendário, como reforma e ampliação da UBS da Vila, da E.M. Nilce Terezinha Salinas, na Ilha da Vitória; inauguração do Rancho de Canoa da Comunidade do Viana; reforma e ampliação da E.M. Vereador José Donizete da Silva, na Praia da Fome; Espaço Comunitário José Leopoldino dos Santos, “Seu Juca”, na Praia da Serraria e inauguração das vielas 150 e 156, no Armação.

Obras entregues

Há pouco mais de quatro meses à frente da gestão municipal, Gracinha vem entregando obras desde julho. Entre elas, estão as revitalizações dos mirantes dos bairros Piúva, no Sul, e do Barreiros, no Norte. A revitalização do Mirante do Piúva “Amanda Almeida” foi entregue em 26 de julho. Para facilitar o acesso, a Prefeitura construiu um estacionamento à margem da rodovia (sentido bairro-balsa), em frente ao mirante.

A obra do mirante do Barreiros “Engenheira Maria Luiza N. Salomão C. Rodrigues” foi a primeira de uma série entregue dentro da programação comemorativa elaborada pela prefeitura para o mês do 214º aniversário de emancipação político-administrativa do município. Esse teve sua praça revitalizada e como o primeiro, foi contemplado com pergolado de madeira tratada, iluminação cenográfica de impacto e paisagismo complementar; além de também abrigar o logo “Ilhabela”, de grande dimensão, nos moldes do material instalado no Piúva.

Também no dia 12 de setembro, a Prefeitura fez, no bairro Saco do Sombrio, a entrega da primeira casa construída pelo “Programa Casa Caiçara”, criado para atender a população das comunidades tradicionais e manter a tradição construtiva e cultural. No dia 18, a comunidade tradicional da Praia Mansa recebeu as obras de reforma da E.M. Prof. João Antônio Cesar e da passarela de acesso.

No dia 25 de setembro, no Norte do arquipélago, foi entregue o restauro dos prédios do agora Centro Cultural da Antiga Salga – Vó Hilda (Hilda Maria Wenceslau), no bairro Ponta Azeda. O restauro do espaço representa o resgate e a preservação da história das caiçaras, que por décadas trabalharam e viveram em torno da “Antiga Salga”, onde japoneses produziram peixes salgados com a utilização da mão de obra de famílias, principalmente dos bairros Ponta Azeda, Armação e Praia do Pinto.

Encerrando as obras da programação do aniversário, a prefeita Gracinha Ferreira, vistoriou a finalização da reforma dos sanitários públicos da balsa, que teve troca de telhado, piso, esquadrias, calhas, entre outros benefícios.

Reservatório

No dia 12 de setembro, durante a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico, preparado pelo Instituto Mackenzie, Gracinha assinou a Ordem de Serviço para início do novo reservatório do Sistema Pombo, no bairro Bexiga, que solucionará o problema de abastecimento de água do sul da ilha. Com a obra será possível ampliar a capacidade de água de 150 mil litros para 2 milhões de litros.

Além disso, em 3 de setembro, dia do Aniversário de Ilhabela, a prefeita participou da entrega de novos ônibus da nova frota do transporte coletivo, composta por 25 novos veículos que substituíram os 23 atuais do sistema de transporte coletivo.



Últimas Notícias