Cláudio Gomes/PMC

Em entrevista, secretário estadual dos Transportes fala sobre SP-55, travessia de balsa e de retomada da obra do contorno antes do fim do ano



Postado em: 18/09/2019


Em entrevista na manhã desta quarta-feira (18/9) ao Jornal da Morada - A Voz do Povo (Rádio Morada 95,5), o secretário estadual dos Transportes, João Octaviano Machado Neto, falou sobre as novas obras que serão realizadas na SP-55 no trecho da "Serrinha da Enseada", da situação da travessia de balsa para a próxima temporada de verão e a proposta de privatização após a extinção da Dersa e também sobre os estudos para retomada das obras dos Contornos Norte e Sul. 

Sobre a obra anunciada no último dia 13 de setembro para recuperação de talude entre os kms 116,1 e 116,3 na Rodovia Doutor Manoel Hyppolito Rego (SP-055), trecho da "Serrinha da Enseada", em São Sebastião, onde as chuvas provocaram escorregamento e trincas, o secretário informou que a ideia é que esteja livre do sistema pare e siga na Operação Verão. "Nesta fase inicial teremos o sistema pare e siga, mas a ideia é que a gente tenha a estrutura das obras pronta para o trânsito do verão, sempre muito intenso na região". 

As trincas e a erosão no talude foram provocadas pelo encharcamento da terra, ocasionado pelas de fortes chuvas que atingiram a região na última semana de agosto.  O investimento do Governo do Estado é de R$ 9.093.495,36.  

Em relação ao km 118, próximo ao antigo Hotel Terrinos, o secretário disse que no momento ocorre a proteção do talude e que a obra está dentro do prazo, com finalização prevista no mês de outubro. Na Costa Sul, entre as praias de Guaecá e Toque-Toque Grande, João Octaviano disse que a obra faz parte de um pacote de intervenções do DER.

O secretário estadual dos Transportes, João Octaviano, que foi entrevistado nesta quarta no Jornal da Morada

Buracos no trecho Caraguá-São Sebastião

Segundo o secretário estadual dos Transportes, haverá uma reunião em breve sobre a Operação Verão 2020 com os prefeitos da região e, em especial, com o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, para tratar da proposta de municipalização. "O governador João Dória tem sempre colocado que o governo é municipalista, favorece as ações do município junto com o Estado".

Extinção da Dersa / Travessia

Segundo catamarã para travessia São Sebastião-Ilhabela chega para a temporada de verão 2020, informou secretário

João Octaviano informou que a Secretaria dos Transportes assumirá a gestão com a extinção da Dersa. "Não há nenhum risco de problema em assumir a gestão, já estamos com uma frota maior, seis balsas e uma lancha de passageiros, os tempos de travessia têm ficado adequados. Agora iniciamos operação de pesagem de caminhões e restrições em alguns horários. É determinação do governador João Dória que haja o processo de privatização e estamos trabalhando pra que esse processo realmente agilize".

Ele salientou que no último verão houve redução do tempo mesmo com a demanda alta. Sobre o segundo catamarã (embarcação para pedestre e ciclistas) - prometido pelo Estado - o secretário disse que trabalha para que a embarcação seja colocada no sistema. "Nossa intenção é colocá-lo em funcionamento já no verão 2020, assim teremos seis balsa e dois catamarãs".

Contornos Sul e Norte

Paralisadas há mais de um ano, as obras dos Contornos Sul e Norte também foram tema da entrevista. "Esta é uma determinação forte do governador João Dória para retomada destas obras. Estamos trabalhando junto às empreiteiras que terminaram os contratos, pra gente ter a documentação final de tudo o que foi executado. Estamos ultimando a contratação da FIP, que vai nos ajudar a preparar toda esta estrutura para continuidade das obras. Seguramente nos próximos meses teremos uma boa notícia, com a retomada das obras, para que a gente possa ter cronograma sincronizado com a descida da Tamoios. Vai melhorar o fluxo no Litoral Norte, acessos a Caraguatatuba e São Sebastião, principalmente, veículos de carga para o Porto de São Sebastião. Teremos uma boa notícia antes do fim do ano". 



Últimas Notícias