Luís Gava/PMC

Instituto Terra & Mar organiza limpeza de praias e rios em São Sebastião e Caraguá



Postado em: 17/09/2019


O Instituto Terra & Mar, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião e diversas associações, ONGs e escolas, realiza a campanha “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – 2019”, neste sábado (21), a partir das 9 horas.

Por iniciativa da The Ocean Conservancy, uma ONG norte-americana, este evento mundial visando à educação ambiental e a conservação marinha vem sendo promovido há 34 anos em vários países.

São esperados cerca de 500 voluntários, que vão se dividir em equipes para limpar as praias, separando e catalogando as diferentes categorias de lixo. Mais do que um mutirão de limpeza, essa campanha é uma importante forma de conscientização e educação da população sobre as consequências do descarte inadequado de resíduos sólidos.

A expectativa é atuar nas seguintes praias: Enseada, Canto do Mar, Cigarras, São Francisco, Praia Deserta, Porto Grande, Praia do Centro, Praia do Deodato, Mangue do Araçá, Cabelo Gordo, Barequeçaba, Guaecá, Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Santiago, Paúba, Maresias, Boiçucanga, Cambury, Baleia, Barra do Sahy, Juquehy, Barra do Una, Jureia e Boraceia, além dos rios da Reserva du Moulin, do Outeiro e Juquehy.

A Secretaria do Meio Ambiente vai coordenar as ações na Praia do Centro e reunirá voluntários em frente ao Observatório Ambiental, a partir das 9h.

Ano passado

Na edição de 2018, o evento contou com a participação de 547 voluntários – incluindo 276 crianças –, que se mobilizaram para limpar 16 praias, dois mangues e quatro rios em São Sebastião, onde foram coletados 3.289 kg de resíduos sólidos em 28.7 km de linha de costa. Os resíduos plásticos predominaram em todos os locais de coleta, somando cerca de 45% do total de peso coletado.

Dentre os resíduos coletados destacam-se: pontas de cigarros (26% do total de itens), embalagens de alimentos, pedaços de plásticos e de isopor, garrafas PET, canudinhos, sacolas plásticas, que são resíduos relacionados às atividades de alimentação e recreação realizadas à beira-mar.

Caraguatatuba

No município, a campanha será coordenada pela Acaju (Associação Caiçara Juqueriquerê) e vai ocorrer nas praias das Flexeiras, Indaiá e Cocanha.

A orientação é que os voluntários levem água para beber, lanche, protetor solar, repelente e boné ou chapéu.



Últimas Notícias