Divulgação/PMI

Centro de Referência da Mulher de Ilhabela ultrapassa 12 mil atendimentos em um ano



Postado em: 16/09/2019


O Centro de Referência da Mulher “Júlia Carmina de Almeida Tenório”, em Ilhabela, completou seu primeiro ano de funcionamento com a marca de 12.424 atendimentos. A rápida cerimônia comemorativa, realizada na manhã desta segunda-feira (16), no prédio do CRM, contou com a presença da prefeita, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, e do secretário de Saúde, Alberto Orro, que anunciaram a ampliação dos exames e do atendimento.

Em um ano de funcionamento, após ser entregue em 15 de setembro de 2018, o Centro de Referência da Mulher realizou 12.424 atendimentos, sendo as três especialidades com maior atendimento a Psiquiatria, como 3.431; a Ginecologia com 1.460 e a Dermatologia com 1.450. Nesse período foram realizados 1.844 exames de mamografia. E, de acordo com a Secretaria de Saúde, o atendimento será ampliado, porque em breve deverão começar os exames de densitometria óssea e de ultrassonografia e o funcionamento do centro cirúrgico.

O espaço nasceu da proposta de fornecer o melhor e mais completo atendimento às mulheres em um só lugar, integrando especialidades, com equipe preparada par oferecer serviços como prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento das enfermidades das mulheres. “O Centro de Saúde da Mulher é um grande avanço nas ações de prevenção à saúde das mulheres e por isso oferece serviços inéditos na cidade, que antes precisavam sair da ilha para buscar atenção”, lembrou a prefeita Gracinha.

Na breve cerimônia, a prefeita parabenizou os funcionários, a Secretaria de Saúde pelos trabalhos e lembrou a homenageada com o nome do Centro de Referência, Júlia Tenório. “Estamos atendendo as pessoas com o carinho e o amor que ela sempre recomendou e demonstrou, sendo um exemplo de vida. A importância de Júlia para esse projeto é enorme, merece sempre ser lembrada”, destacou Gracinha, mostrando felicidade com o expressivo atendimento.

A homenageada, Júlia Carmina de Almeida Tenório, faleceu em fevereiro de 2018, após seis anos de intensa luta contra um severo câncer de mama. Júlia também presidia o Fundo Social de Solidariedade ilhéu. Em 2017, na sessão solene do 212º aniversário de emancipação político-administrativa de Ilhabela, em 3 de setembro, foi homenageada com o título de Cidadã Honorária, proposto pelo vereador Thiago Souza.

Mais serviços

O secretário de Saúde, Alberto Orro, também parabenizou a equipe, destacou a importância do atendimento oferecido e afirmou que a meta é disponibilizar o atendimento de mais especialidades no CRM. “O nosso próximo passo é colocar para funcionar o densitômetro, o ultrassom e o Centro Cirúrgico”, destacou. O secretário adjunto de Saúde, Gustave Barboni, lembrou que ideia da criação do espaço, voltado à prevenção da saúde da mulher, foi de Júlia Tenório.  “Júlia, em pouco tempo, fez história na cidade”, afirmou.

Além da prefeita e de Alberto Orro, funcionários do CRM, Saúde e outras autoridades participaram da cerimônia: os secretários adjuntos de Saúde e de Educação, Gustave Barboni e Vilma Barreto, a presidente do Fundo Social, Monica Gomes, a coordenadora do Centro de Referência, Gisela Bruder, o vereador Gabriel Rocha, e outros.

O Centro

Criado em 15 de fevereiro de 2018, com o objetivo de atender a saúde da mulher, o Centro de Referência da Mulher, oferece exames de prevenção ao câncer e outros, além de atendimento médico em diversas especialidades. O espaço disponibiliza mamógrafo, raio-X, um ambulatório com atendimento em neurologia, dermatologia e otorrinolaringologia. Ainda este ano também deverá contar com um pequeno Centro Cirúrgico para pequenas cirurgias, densitometria óssea e ultrassonografia.

Serviço: O prédio está localizado à Avenida Princesa Isabel, 1673, no Perequê.  



Últimas Notícias