Cláudio Gomes/PMC

Governo do Estado confirma entrega do Hospital Regional em três meses



Postado em: 16/09/2019


O Hospital Regional (HR), construído em Caraguatatuba, deve entrar em funcionamento entre novembro e dezembro. A informação é do coordenador do programa ‘Saúde em Ação’, do governo do Estado, Ricardo Tardelli Ele esteve na cidade na última sexta feira e aproveitou para fazer uma visita às obras.

“As obras do Hospital Regional estão dentro do cronograma. Fazemos os últimos ajustes em setembro e em outubro deve começar a chegar os equipamentos para fazermos os testes. Nesse ínterim, também fazendo a seleção da OS (Organização Social) que fará a gestão da unidade para entre novembro e dezembro darmos início às operações de fato”, explicou.

Em relação à contratação de mão de obra, Tardelli ressalta que o modelo de contrato para a escolha da OS transfere a ela o recrutamento, que, no geral é feita por processo seletivo. Ele calcula que essa unidade deve contratar em torno de 1.500 pessoas para as áreas administrativa - apoio, limpeza, vigilância e alimentação – e assistencial – enfermagem e médicos.

“Importante destacar que o período de início é gradual. Essa ativação de muitas vagas vai de 6 a 12 meses para atingir a plenitude de contratação, com recrutamentos e treinamentos para os colaboradores se familiarizarem com novo serviço”.

Em relação à possibilidade de contratação pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o coordenador do programa observa que cada contratação tem um formato de processo seletivo até para dar publicidade e cria alguns mecanismos de seleção, com já foi aplicado em outros Hospitais Regionais e Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME).

Recentemente, o prefeito Aguilar Junior esteve nas obras do HR e falou sobre a importância do hospital para o Litoral Norte. “Este será um hospital com mais de 200 leitos e a nossa grande conquista é a Ala de Quimioterapia. Isto porque hoje temos mais de 70 pacientes que passam por tratamento oncológico diariamente e precisam sair do município para serem atendidos em hospitais de referência fora daqui. Então, será um grande ganho para a nossa cidade e para o Litoral Norte”.

Com uma área construída de mais de 7 mil m², seis pavimentos e um terreno de mais de 28 mil m², o Hospital Regional será referência no atendimento de casos de média e alta complexidade no Litoral Norte. Ele terá nove salas de cirurgia e 220 leitos – 186 leitos operacionais distribuídos em 48 de clínica médica, 48 de clínica cirúrgica, 25 de ortopedia e traumatologia, 25 de neurocirurgia e 40 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), além de 16 leitos de Day Clinic e 20 leitos de Pronto-Socorro.

O Hospital Regional do Litoral do Norte é fruto de um investimento de R$ 188 milhões do Programa Saúde em Ação, parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. O programa vai construir e reformar 167 unidades de saúde, distribuídas no Litoral Norte, Região Metropolitana de Campinas, Vale do Ribeira, Vale do Jurumirim e na região de Itapeva.



Últimas Notícias