Feira promovida por alunos da ETEC de São Sebastião debate ações sustentáveis e agricultura orgânica



Postado em: 12/09/2019


Os alunos da ETEC de São Sebastião realizaram nesta quinta-feira (12/9) o "Gaia Etec", evento que faz parte da Semana de Estudos da Agricultura Orgânica do Centro Paula Souza, e que homenageou o centenário do cientista James Lovelock, autor da "Teoria de Gaia", que coloca o planeta Terra como um superorganismo onde tudo está interligado e que as ações humanas podem interferir no bom funcionamento desse grande sistema fisiológico. O evento foi organizado pelos alunos do curso técnico em Meio Ambiente e proporcionou um momento para discutir práticas amigáveis com o meio ambiente, incluindo a Agroecologia e Agricultura Orgânica, e contou com uma série de oficinas.

O professor Guilherme Ruiz, da Secretaria Municipal de Educação/Fundo Social de Solidariedade, ministrou a oficina para montagem de sistemas de irrigação com garrafas Pet Jáo engenheiro florestal da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Silas Barsotti Bassozo, fez uma oficina de plantio Agroflorestal.

A oficina de "plantas comestíveis não convencionais" (PANCs) foi desenvolvida por Alan Kettelutti, do Núcleo Familiar Integrativo Bexiga Verde. As etapas de compostagem foram apresentadas por Tatiana Araújo, da empresa Flow.

Os visitantes também tiveram um momento para conhecer um pouco sobre a pesca artesanal e a cultura caiçara, com o professor Neemias Borges, da ONG Apaixonados pelo Mangue. A equipe do Instituto Supereco apresentou as tecnologias ambientais implementadas no Projeto Sítio Modelo.

Já a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente esteve presente com a doação de mudas de espécies nativas. Os alunos da ETEC apresentaram projetos voltados à análise das propriedades do solo.

Cerca de 300 alunos das escolas do município participaram do GAIA ETEC. O próximo evento da ETEC será a Semana Cultural e Tecnológica, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro, além do Baile da Primavera que será realizado pelos alunos no dia 19 de outubro.

Também no mês de outubro a ETEC iniciará os processos de inscrição para o Vestibulinho 2020. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (12) 3892-5743 / 3892-2577 / 3892-1424, ou na página do Facebook da Etec de São Sebastião.

 

 



Últimas Notícias