PMSS

IPT faz vistoria em área de risco interditada em Barequeçaba; movimentação de terra impede intervenções



Postado em: 08/09/2019


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizou na última sexta-feira (6/9) uma vistoria técnica na área de risco interditada no bairro de Barequeçaba, na região central do município, que levou a remoção de 36 famílias no início deste ano. O trabalho foi acompanhado por técnicos da Defesa Civil de São Sebastião.

A avaliação no local, que envolveu técnicos do IPT e, da Secretaria da Casa Militar do Estado de São Paulo, aconteceu após pedido da Prefeitura de São Sebastião, visando à segurança na execução dos serviços de remoção de escombros e limpeza do local. De acordo com parecer preliminar do IPT, a prefeitura não pode realizar qualquer intervenção na área, uma vez que foi constatada movimentação de terra no morro onde estão as casas afetadas pelo deslizamento.   

Segundo o geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Eduardo Soares de Macedo, a primeira recomendação é intensificar o monitoramento no local. "Com o acompanhamento do deslocamento do solo pela Defesa Civil, e o relato conclusivo da vistoria, certamente encontraremos a melhor solução para o problema", explica.  

O prefeito Felipe Augusto, que também esteve no local durante a visita dos técnicos, esclarece que todas as providencias possíveis estão sendo tomadas. "Por se tratar de uma situação extremamente crítica nesta região, a Prefeitura vai providenciar a contratação de estudo detalhado, geológico-geotécnico, conforme orientação do IPT e da Defesa Civil Estadual, e seguir dando todo o suporte para os moradores". 



Últimas Notícias