Divulgação

Maestro Aderbal Duarte faz show de bossa nova na Casa Brasileira nesta sexta



Postado em: 29/08/2019


A Casa Brasileira recebe nesta sexta-feira (30), o maestro, violonista, compositor, arranjador e professor Aderbal Duarte, para o show Bossa Nova, às 21h, no espaço de gastronomia e cultura Brasileira Gourmet, no centro de São Sebastião.

Aderbal é autor do livro "Os Segredos do Violão Bossa Nova", lançado em junho deste ano em Salvador, que trata da concepção técnica e estética dos recursos criados por João Gilberto. Grande
estudioso da MPB contemporânea e do legado artístico do pai da bossa nova, Aderbal Duarte participou dos grandes movimentos da música brasileira desde o início dos anos 60 e tem vários livros publicados.

No Brasileira Gourmet, o show Bossa Nova, com o maestro e violonista Aderbal Duarte, vai misturar música e conversa e promete ser um master class para os aficcionados pela batida de João Gilberto. Além de mostrar a famosa batida que mudou o jeito de cantar e tocar violão, Aderbal vai falar dos momentos importantes da produção musical da época, uma vez que conviveu diretamente com João Gilberto. 

Aderbal Duarte 

Aderbal Duarte é maestro, graduado em Composição e Regência pela Universidade Federal da Bahia. Discípulo dos professores Ernest Widmer e Walter Smetak, é estudioso e pesquisador da MPB contemporânea, em particular, das obras de Baden Powell e de João Gilberto, que declarou publicamente sua admiração e predileção pelo trabalho de Aderbal. É concertista (violão), compositor e arranjador, vencedor do Prêmio Braskem Cultura e Arte 2003, na categoria Instrumentista Solo, professor universitário, autor de livros didáticos abrangendo às áreas de Pedagogia Musical, Teoria Musical, Execução Instrumental, editados no Brasil e na Europa.

O músico integrou o grupo Sexteto do Beco, formado em 1978, composto por: Aderbal Duarte e Tomás Gruetz (violão – Ovation), Antônio Sarquis (baixo), Guilherme Maia (baixo elétrico), Zeca Freitas (piano elétrico), Guillermo Migoya (bateria), Francisco Cabral (percussão), Andrea Daltro (voz), Sergio Souto, Oscar Dourado, Paulo Andrade, Samuel Motta e Paulo Bento (flauta), Marco Esteves (sax), Tuzé de Abreu (sax), Valeu Cerqueira (sax), Juraci Pereira (trompete) e Gerson Barbosa (trombone). 

O Sexteto do Beco gravou um único LP, em 1980, e foi reconhecida por alguns críticos e músicos, ( Ed Motta – Olhar “Retrô” ) como a melhor banda de música instrumental do Brasil, da década de 80. Teve grande repercussão no mundo do Jazz e é um dos discos instrumentais brasileiros mais procurados no Japão e na Europa. Foi o único trabalho do grupo, mas consagrou o nome desse grande encontro de músicos.

Em 1974, Aderbal Duarte iniciou pesquisa sobre a obra de João Gilberto que foi apresentada em 1992 na Universidade Federal da Bahia durante um seminário internacional de música. Na pesquisa, o músico analisou o fraseado rítmico da melodia, a entonação, o ritmo e a acentuação vocal de João Gilberto, a fisiologia da voz e técnica vocal, a técnica de mecanismo do violão e a sua forma de tocar.

Serviço: 30/08/2019 - sexta-feira - 21h
Show : BOSSA NOVA – com o violonista Aderbal Duarte
Local – Brasileira Gourmet / Casa Brasileira
End.- Av. Dr. Altino Arantes, 68 | Centro|Rua da Praia| São Sebastião SP
Informações: (11) 9 98388794
Ingressos à venda na Casa Brasileira. Renda revertida para os projetos
educacionais do Instituto Mpumalanga. 



Últimas Notícias