Sabesp conclui manutenção preventiva de 8,5km rede no Jardim do Sol em Caraguá na próxima segunda



Postado em: 23/08/2019


A Sabesp iniciou há 15 dias a manutenção preventiva do sistema de esgotamento sanitário no bairro Jardim do Sol, na região norte de Caraguatatuba. A operação consiste na retirada de resíduos sólidos das tubulações, propiciando o bom funcionamento do sistema de coleta e afastamento de esgotos. O serviço será concluído na próxima segunda (26/8).

O bairro Jardim do Sol possui 8,5km de redes coletoras de esgotos e 850 imóveis conectados. Os serviços de limpeza dessas tubulações serão executados em 12 ruas. 

Para a realização do trabalho a Companhia conta com nove funcionários e dois equipamentos de hidrovácuo acoplados a um caminhão. Conforme explica o gerente operacional da Sabesp em Caraguatatuba, engenheiro Pedro Rogério de Almeida Veiga, o hidrovácuo tem a finalidade de realizar a limpeza completa da tubulação. “O equipamento primeiro utiliza jato de água para lavar a rede e empurrar os resíduos sólidos coletados dos imóveis para os poços de visita (tampões de ferro) e, em seguida, suga esse lixo coletado que poderia obstruir o sistema de esgotos”. 

Vale ressaltar que essa manutenção preventiva ocorre periodicamente em todos os bairros atendidos com redes coletoras, com o objetivo de prevenir danos ao sistema de esgotos, que acaba sobrecarregado pelo descarte incorreto de resíduos como papel higiênico, preservativos, absorventes, fraldas, cotonetes, fio dental, remédios vencidos, fios de cabelo, bitucas de cigarros, restos de comida e até mesmo óleo vegetal, e também pelas ligações irregulares de águas de chuva (de calhas e ralos) nas redes da Companhia. 

Com 80% do trabalho já executado, a previsão é que os serviços no Jardim do Sol sejam finalizados até a próxima segunda-feira (26), dependendo das condições climáticas. Estima-se que sejam retiradas cerca de 3 toneladas de resíduos.



Últimas Notícias