PMSS

Guardas civis municipais participam de treinamento prático com a Polícia Militar



Postado em: 12/08/2019


Guardas Civis Municipais (GCM's) de São Sebastião participaram na última sexta-feira (9/8) da primeira aula prática do E.Q.P. – Estágio de Qualificação Profissional, em atendimento à exigência das normas vigentes e determinação do prefeito Felipe Augusto.  Por todo o Brasil, as guardas dos municípios precisam fazer esse estágio de, no mínimo, 80 horas/aula por ano, para terem o direito de portar armamento letal.

 Ao todo, 15 GCM's participaram de uma aula prática de trabalho policial em um hotel desativado no bairro das Cigarras, na Costa Norte do município. Durante o mês de agosto, todos os guardas da cidade realizarão 50 horas de qualificação, passando pelas seguintes matérias: prática de abordagem - ministrado pelo Cabo Nascimento, da Polícia Militar; Atribuições legais da GCM, Lei 13.022/14; Uso Progressivo da Força; GCM Comunitária; Direitos Humanos; Direitos das Pessoas em Situação de Rua – todas ministradas pelo Comandante GCM Mauro; Técnicas de Algemação, Tonfa, Imobilização e Revista Pessoal e Condução à Delegacia (palestras e aulas práticas ministradas pelo o GCM Caprioti).

 De acordo com o comandante GCM Mauro Oliveira, o mesmo será realizado nas próximas semanas, sendo as aulas teóricas de segunda a quinta-feira, colocando o aprendizado em prática na sexta. "Usamos armas 'airsoft' no treinamento, o que torna o exercício bem próximo da realidade", explicou. 

No município, os 57 guardas municipais passarão por 50 horas de aulas neste mês e outras 50 em setembro, totalizando 100 horas, ou seja, além do solicitado. "Os temas trabalhados são baseados na promoção e defesa dos direitos humanos na condução de ocorrências encaminhadas à delegacia, no atendimento humanizado. A GCM é a polícia do povo e, além das matérias citadas, teremos ainda Defesa Pessoal e Tiro. A participação é obrigatória para portar arma de fogo", explicou o Comandante GCM Mauro Oliveira.

 "O Cabo Nascimento, da PM está participando com a autorização do Comandante Capitão Gonsales e ele vai ficar com a guarda durante as quatro segunda-feiras deste mês", acrescentou. O estágio conta com apoio total da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Segurança (SEGUR), Guarda Patrimonial, COI e polícias do Estado.



Últimas Notícias